Skip to main content

Mapa meteorológico (Foto: Reprodução)

 

Uma frente fria formada no sul do continente deve provocar chuva no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (4/5). Segundo a Climatempo, há expectativa de pancadas isoladas, especialmente na Campanha Gaúcha, mas a nebulosidade pode alcançar também a região central do Estado. Deve haver precipitação entre 10 milímetros e 15 milímetros.

Esse sistema meteorológico vindo do Uruguai vai até a quarta-feira (5/5) rumar na direção norte, levando instabilidade também para Porto Alegre, Serra Gaúcha e o oeste do Rio Grande do Sul. Essa frente fria deve chegar a Santa Catarina apenas na quinta-feira (6/5), quando pode alcançar também o Paraná, adianta o agrometeorologista da Climatempo, João Castro.

saiba mais

Piranhas se proliferam, atacam peixes e assustam pescadores no Rio Grande do Sul

Maior produtor de arroz do Brasil, Rio Grande do Sul abre oficialmente a colheita

 

O tempo chuvoso persiste nesta terça-feira no Nordeste, sobretudo na faixa litorânea entre Pernambuco e Ceará. Mais ao norte deve haver precipitação também em Maranhão e Piauí em função da Zona de Convergência Intertropical.

Já na quarta-feira, essa mesma massa de ar vinda do Oceano Atlântico desloca-se no sentido sul, levando chuva a todo o Maranhão. “Os volumes podem ser, inclusive, bastante elevados e ultrapassar os trinta milímetros”, alerta João Castro. O prognóstico vale também para Ceará e Rio Grande do Norte.

saiba mais

VÍDEO: Previsão é de fim de semana com pouca chuva nas regiões produtoras

Clima para o plantio do milho safrinha melhorou, avalia Rural Clima

 

Toda a faixa central do Brasil continua com tempo firme tanto na terça-feira quanto na quarta-feira. Tocantins, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso não devem receber precipitação. Nem Paraná e Mato Grosso do Sul, apesar de estarem mais próximos da frente fria proveniente do Uruguai.

João Castro explica que nos próximos dias vão ditar o tempo estes três sistemas: Zona de Convergência Intertropical no Norte e no Nordeste, massa de ar seco na faixa central e frente fria no Sul.

Confira a íntegra da previsão

Source: Rural

Leave a Reply