Skip to main content

(Foto: REUTERS/Jason Reed/File Photo)

 

Com um corte na previsão de segunda safra de milho do Brasil e um novo aumento na estimativa para a colheita de soja, a consultoria StoneX alterou nesta segunda-feira (3/5) suas projeções de exportações do país, realizando uma redução na expectativa de vendas externas do cereal, ao mesmo tempo em que passou a ver embarques recordes da oleaginosa em 2021.

Devido à seca, a segunda safra do cereal foi reduzida para 72,7 milhões de toneladas, ante 77,65 milhões de toneladas na estimativa do mês anterior. Com uma oferta menor e firme demanda interna, as cotações dispararam no mercado brasileiro para cerca de R$ 100 a saca, impactando os embarques.

"Diante dos elevados preços do milho no país e de uma oferta mais baixa, a competitividade do cereal no mercado externo tem sido impactada", disse a StoneX, que revisou sua estimativa de exportação para 29 milhões de toneladas, contra 35 milhões de toneladas na projeção do mês passado.

saiba mais

Brasil exportou 19 vezes mais milho em abril

 

Até o início de abril, a StoneX via uma estabilidade nos embarques do Brasil na temporada 2020/21, na comparação com a temporada passada. "A safra de inverno recebeu um corte de 5 milhões de toneladas, para 72,7 milhões, volume abaixo do observado na safra passada", disse João Pedro Lopes, analista de inteligência de mercado, em nota.

Com isso, a produção total de milho do Brasil é agora estimada em 100,25 milhões de toneladas, ante 102,5 milhões de toneladas na temporada passada, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

saiba mais

Exportação de soja do Brasil atinge recorde de 17,38 millões de toneladas em abril

 

Apesar do corte na safra, a revisão nas exportações deixou um pouco maior a projeção de estoques finais, agora estimados em 10,85 milhões de toneladas, versus 9,7 milhões na última estimativa.

"É importante ressaltar que o balanço de oferta e demanda para o milho brasileiro continua muito apertado, lembrando que a disponibilidade na primeira metade do ano depende da safra de verão, muito menor que a safrinha", disse Lopes.

Soja recorde

Já a produção de soja do Brasil em 2020/2021 deve alcançar 135,7 milhões de toneladas, ante 134 milhões de toneladas em estimativa anterior.

Com a colheita já finalizada, isso representa um crescimento de mais de 10 milhões de toneladas na comparação com o número da Conab para a temporada passada, garantindo o oferta para o país embarcar ainda mais ao exterior, diante da forte demanda da China.

saiba mais

Preço médio da soja subiu mais de 92% em um ano, aponta levantamento da Conab

 

A consultoria revisou os números das exportações para 85 milhões de toneladas, frente 82 milhões na projeção anterior. Se confirmados, isso representaria um aumento de cerca de 2 milhões de toneladas ante a safra passada e superaria o recorde de 2018, de 83,26 milhões de toneladas.

"Os embarques da soja brasileira estão extremamente aquecidos, passado o ritmo inicial mais lento por conta dos atrasos na colheita", comentou a consultoria.

"As perspectivas são de uma demanda mundial muito favorável, destacando que a China continua importando muita soja. Ademais, mesmo com a queda recente do dólar, a oleaginosa brasileira se mantém competitiva", disse a especialista de inteligência de mercado, Ana Luiza Lodi.
Source: Rural

Leave a Reply