Skip to main content

Aplicativo facilita a vida dos criadores que investiram na tecnologia de monitoramento do rebanho (Foto: Divugação/AgTech Garage/CowMed)

 

 

*Publicada originalmente na edição 426 de Globo Rural (maio/2021)

O agro sempre nos mostrou um mundo de oportunidades e a nós coube entender os desafios e aproveitar para criar soluções. A afirmação é do engenheiro eletricista Leonardo Guedes da Luz Martins, de 35 anos, que viu no agro um caminho para desenvolver tecnologias para a pecuária leiteira. “O leite passa por uma revolução silenciosa, com as fazendas qualificando sinais de internet e aproveitando a tecnologia para ter maior produtividade e rentabilidade.”

A modernização do setor o motivou a fazer parte dessa era tecnológica. Martins identificou uma demanda muito comum de quem trabalha com a produção: a eficiência no manejo do rebanho. “Depois do diagnóstico, fomos para a pesquisa e rapidamente já estávamos desenvolvendo softwares", conta.

Foi assim que nasceu a Cowmed, empresa de monitoramento de rebanhos fundada por ele e pelo irmão, Tiago Martins, engenheiro mecânico, de 33 anos. Com sede em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, a empresa conta atualmente com mais de 20 mil animais em monitoramento.

 

saiba mais

Como a tecnologia voltada ao bem-estar animal impactará a pecuária brasileira

Seis startups são selecionadas no primeiro ciclo do programa Soja Sustentável no Cerrado

 

O interesse dos irmãos pelo agro os levou a uma jornada que resultou em uma imersão e um contato direto com a rotina dos produtores rurais. “Quando me dei conta, estava em uma sala de ordenha, acompanhando os resultados do rebanho," diz Leonardo.

A tecnologia, segundo ele, permite monitorar a condição de cada animal.Qualquer alteração no comportamento motiva a antecipação do manejo, com a identificação das causas, o que proporciona bem-estar ao animal e economia para o criador”, explica.

O sistema trilha os caminhos da pecuária de precisão e está presente hoje em 200 fazendas, em 11 Estados brasileiros. A ferramenta revela a temperatura de um animal ou até o início do cio de uma vaca. "Com as informações, é possível aproveitar melhor as oportunidades, investir em qualidade e ter um retorno imediato. Sem achismos”, observa Leonardo.

Neste ano, a startup avança com o lançamento da VIC, uma espécie de secretária virtual para o produtor. Por meio de inteligência artificial, o criador receberá alertas sobre gerenciamento da propriedade, condições do rebanho, produção, e muito mais. “Nossa ideia é facilitar a vida dos produtores, e temos tecnologia para isso”, diz Leonardo.

saiba mais

Como a tecnologia tem ajudado o agro a usar defensivos de forma mais eficiente

Startup lança plataforma para venda de fertilizantes em tempo real

 

Os dois são exemplos da nova era da produção agropecuária brasileira, que está exigindo profissionais com novas habilidades e novos conhecimentos. José Tomé, CEO e co-founder do AgTech Garage, explica que os projetos de inovação exigem um profissional com conhecimento multidisciplinar, como as conexões do ecossistema, construção de redes e de comunidades de inovação, designer de desafios, modelos de parcerias, programas de aceleração – e ter cabeça de investidor.

“São poucos os profissionais que estão prontos no mercado e, por isso, os hubs de agro têm trabalhado essa capacitação e conhecimento", diz. Ele afirma que, em breve, o AgTech Garage lançará um braço direcionado à formação de profissionais, com uma pegada prática, imersiva.Criado em 2017, o hub liderado por Tomé conta com mais de 40 empresas parceiras e atende mais de 60 startups.

São poucos os profissionais que estão prontos no mercado, com novas habilidades, novos conhecimentos"

José Tomé, CEO e co-founder do AgTech Garage

Estudioso da engenharia agronômica, Franz Arthur Paviu, de 37 anos, é outro que buscou na inovação uma forma de atender aos novos anseios da agricultura. Ele fundou a DROP, startup que desenvolve soluções para a aplicação eficiente de insumos agrícolas, que faturou R$ 10 milhões no último ano.

Com planta industrial em Piracicaba (SP), a empresa oferece desde sensoriamento remoto e geração de mapas com base em algoritmos até fabricação de máquinas e equipamentospara a aplicaçãoda agriculturade precisão.

saiba mais

Globo Rural publicará 3º ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Agro

Confira o ranking GPTW com as melhores empresas para trabalhar no agro

 

Formado em engenharia agronômica e com mestrado em máquinas agrícolas, ele acredita que o desafio de empreender no campo atualmente é fazer as diversas áreas de tecnologia conversarem entre si para gerar soluções completas, seja como empresa ou profissional do ramo.

Para iniciar o negócio, o agrônomo fez uma aposta alta. "Vendi bens e investi tudo o que tinha guardado numa ideia. Como tive um bom retorno do mercado, preferinãodiluirminhas cotas emum primeiromomento. Mas agora estou conversando com alguns investidores e estudando a entrada de capital e de sócios que possam agregar mais ao negócio."
Source: Rural

Leave a Reply