Skip to main content

(Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Os preços da maioria dos produtos agropecuários cresceram 14,1% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), que atualizou seu Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA).

O avanço é decorrente, sobretudo, da valorização dos grãos. O aumento real foi de 32,8% no primeiro trimestre de 2021, com destaque para o crescimento de 43% para a soja, 30% para o arroz, 22% para o algodão, 19% para o milho e 11% para o trigo.

saiba mais

Preço da soja bate recorde e ultrapassa R$ 180 pela saca

Preço médio da soja subiu mais de 92% em um ano, aponta levantamento da Conab

 

 

O indicador de pecuária também subiu, mas de forma menos intensa: 4,7%. Por outro lado, houve recuo de 10,8% no índice que mede os preços de cana e café, bem como queda de 9,8% para produtos hortifrutícolas.

Já entre o último trimestre de 2020 (outubro a dezembro) e o primeiro de 2021, o IPPA teve queda real, de 5,1%. Segundo pesquisadores do Cepea, isso se deve, especialmente, à redução observada para o indicador de pecuária (-7,1%), pressionado pelas desvalorizações dos suínos e do leite nos três primeiros meses deste ano.

saiba mais

Parente, da BRF, vê preços agrícolas 'muito elevados' e cenário sustentado

FAO: índice de preços dos alimentos sobe 2,1% em março, na 10ª alta consecutiva

 
Source: Rural

Leave a Reply