Skip to main content

 

Lavoura de trigo (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

 

O plantio de trigo alcançou 5% da área no Paraná, principal produtor do cereal no país, enquanto as lavouras de milho segunda safra que estão em desenvolvimento no Estado registraram nova piora na qualidade, informou terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral).

A semeadura do trigo de inverno encontra-se atrasada, visto que no mesmo período da temporada anterior os trabalhos já alcançavam 7% das áreas.

saiba mais

Moagem de trigo cresce 1% no Brasil, mas alta nos custos desafia indústria na pandemia

 

Esta foi a primeira vez que o Deral sinalizou a ocorrência de plantio de trigo na temporada 2020/21. No entanto, técnicos do departamento já haviam antecipado à Reuters que os primeiros talhões começaram a ser semeados no início de abril, em regiões mais precoces, mas ainda não haviam alcançado percentuais significativos.

Até o momento, 92% das lavouras do cereal de inverno são consideradas boas e 8% médias.

Já no milho, o cenário é mais crítico. A semeadura se manteve em 99%, em linha com as duas semanas anteriores, mas a qualidade caiu. Com um tempo mais seco desde o final de março, o Paraná continua vendo uma deterioração da qualidade da lavoura de milho "safrinha".

Segundo o Deral, 40% das lavouras de milho safrinha estão boas, ante 62% na semana anterior. As áreas em condições médias chegaram a 42%, versus 31% no mesmo comparativo, enquanto as áreas ruins já são 18%, ante 7% na semana passada.

Para o milho primeira safra, que está sendo colhido, os trabalhos chegaram a 97%, avanço de 2 pontos percentuais ante a semana anterior.

saiba mais

Preço do trigo atinge maior valor em 17 anos no Paraná e no Rio Grande do Sul

Alto custo do milho faz Brasil olhar para trigo como substituto na ração animal

 
Source: Rural

Leave a Reply