Skip to main content

Três dos oitos terminais apontados como prioridade ficam no Porto de Paranaguá, no Paraná (Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

 

O governo federal definiu 12 projetos de infraestrutura de transportes como prioridade do programa de concessões à iniciativa privada. Entre eles, estão oito terminais portuários, informou o Ministério da Infraestrutura.

Entre eles, estão terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos em Mucuripe (CE), Itaguaí (RJ) Imbituba (SC), Salvador (BA), Santos (SP) e três em Paranaguá (PR), além de projeto para concessão de canal de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina (PR).

saiba mais

Ministério aposta em leilão da Ferrogrão em 2021

Governo retira regime de urgência projeto do BR do Mar no Senado

 

Nas rodovias, foram aprovados requisitos formais e a modalidade operacional para leilões de concessão das BR-101/116/, no Rio de Janeiro e em São Paulo (Nova Dutra) e das BR-262/381, abrangendo Espírito Santos e Minas Gerais e importante corredor logístico para escoamento de produtos industriais, cortando o Vale do Aço.

O projeto para concessão do trecho que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro foi aumentado para 625,8 quilômetros – a antiga concessão contemplava 402 quilômetros. Principal ligação entre o Nordeste e o Sul, a Dutra corta 34 cidades e tem investimentos estimados em R$ 15 bilhões.

(Foto: Ministério da Infraestrutura/Reprodução)

 

Nas ferrovias, foi aprovada a realização de estudos para concessão dos lotes 2 e 3 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Relevante para o escoamento de minério do sul da Bahia (Caetité e Tanhaçu) e de grãos do oeste baiano, a FIOL vai possibilitar a integração futura com a Ferrovia Norte-Sul, segundo o governo.

Outra definição foi que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai oferecer à iniciativa privada a oportunidade de parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagem, com o início de estudos para decidir os modelos para as parcerias.

A ideia é atrair o setor privado concedendo imóveis que não atendem mais os objetivos da  estatal, incluindo 205 imóveis, como prédios, fazendas, terrenos e armazéns anteriormente encerrados.

saiba mais

Porto de Santos tem movimentação mensal recorde em março com impulso da soja

Após novo baque por Covid, maioria das transportadoras projeta melhora no 2º semestre

 

 
Source: Rural

Leave a Reply