Skip to main content

Produção de vacinas contra Covid-19 está restrita a laboratórios voltados à saúde humana, como o Instituto Butantan (Foto: Léo Ramos Chaves/Instituto Butantan)

 

O Senado deve votar, nesta terça-feira (27/4), projeto que autoriza fabricantes de medicamentos veterinários a produzirem, de modo temporário, vacinas contra a Covid-19. A intenção da proposta é facilitar a utilização dessas plantas industriais para ampliar mais rapidamente a oferta dos imunizantes para a população.

O projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). Prevê que os parques fabris possam fabricar a vacina contra o novo coronavírus desde que cumpram todas as normas de exigência e biossegurança a que são submetidas as unidades que já produzem imunizantes para humanos.

saiba mais

Governo prevê R$ 4,23 bilhões suplementares para crédito rural ao setor agropecuário

Bolsonaro corta gastos com meio ambiente um dia após promessa em cúpula climática dos EUA

 

Na justificativa da proposta, o parlamentar afirma que o assunto já vem sendo discutido pela Comissão Temporária da Covid-19. E que a indústria de saúde animal brasileira tem ao menos três plantas com o nível de biossegurança exigido (NB3+) e com capacidade instalada para iniciar uma produção da vacina.

“A indústria de saúde animal detém a tecnologia necessária para o cultivo, inativação e preparo de vacinas de vírus inativados, como é o caso de algumas das vacinas contra o novo coronavírus”, argumenta o parlamentar, na justificativa, de acordo com o divulgado pela Agência Senado.

Ainda conforme a agência, caso o projeto seja aprovado e sancionado, ficará estabelecido que a produção e armazenamento das vacinas contra a Covid-19 deverão ser cumpridas em dependências separadas das usadas para os insumos veterinários. E que caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o controle e a vigilância do cumprimento das normas.
Source: Rural

Leave a Reply