Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

A moagem de trigo no Brasil aumentou 1% em volume no ano passado, apontou levantamento divulgado nesta terça-feira (27/4) pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo).

A pesquisa indicou que foram moídas 12.700.065 toneladas de trigo, que corresponderam a 9,5 milhões de toneladas de farinha de trigo nas 156 unidades industriais que operam no Brasil. Elas se concentram, em sua maioria, na região Sul (65% do total de plantas).

Segundo o presidente da entidade, Rubens Barbosa, o incremento indica baixa influência dos impatos da pandemia da Covid-19 no consumo da farinha ao longo de 2020. Dos dados compilados pela associação, 91,2% foram enviados pelos moinhos ou constam em publicações oficiais feitas pelas empresas.

saiba mais

Preço do trigo atinge maior valor em 17 anos no Paraná e no Rio Grande do Sul

Alta do trigo deixa produção de massas e biscoitos mais cara, mas indústria espera vender mais em 2021

 

De acordo com a Abitrigo, as farinhas produzidas foram consumidas, prioritariamente, no segmento de panificação (46,9%), que foi complementado pelos setores de massas, biscoitos, pães industriais, food service e doméstico.

Observou-se um aumento de consumo de farinhas em pacotes de 1kg e 5kg, para massas e pães industriais, indicando migração do consumo de farinhas para utilização culinária e de fácil de preparo.

Alta no preço

 

Conforme a Abitrigo, os moinhos tiveram dificuldadees em 2020 de repassar ao consumidor os aumentos decorrentes da valorização do dólar e dos custos com trigo importado. No ano passado, o Brasil importou 6,3 milhões de toneladas – 50% das necessidades de abastecimento.

saiba mais

Alto custo do milho faz Brasil olhar para trigo como substituto na ração animal

 

"O mercado foi muito afetado pelos custos do trigo importado que, pela sua valorização no cenário mundial, subiu 17% entre janeiro e dezembro de 2020. Associado à variação cambial de 29,1% no ano, isso representou um aumento de 50,1%”, destacou Barbosa.

Por outro lado, os preços das farinhas, que aumentaram 33,3% em 2020, não acompanharam a evolução dos custos de produção, de acordo com a Abitrigo. Nesse cenário, aponta o relatório, os moinhos seguem pressionados, pois o custo de produção segue alto e o repasse ao produto final, a farinha de trigo, ainda não é suficiente.

“Os desafios da atividade moageira brasileira são enormes. A essencialidade do consumo de trigo demanda uma ação concreta para a segurança de fornecimento do grão de forma que a produção doméstica possa crescer para, a médio e longo prazo, reduzir ou eliminar a dependência externa e a vulnerabilidade do mercado interno”, ressaltou o executivo.

saiba mais

Indústria de trigo pede ao governo investimentos em produção no Cerrado

 
Source: Rural

Leave a Reply