Skip to main content

(Foto: Divulgação)

 

O Paraná inaugurou na quinta-feira (22/4), em Alvorada do Sul (PR), um frigorífico que promete incrementar ainda mais sua produção de tilápias. A estrutura, resultado de parceria entre os governo municipal, estadual e federal, teve investimento de R$ 4,2 milhões.

A Unidade de Beneficiamento de Pescados Luís Carlos Bufalo será administrada pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), que venceu a concessão de uso da planta por 30 anos e será responsável pela integração com os produtores e pelo processamento.

A Cooperativa Central Aurora participará de parte do processo, embalando e comercializando o produto final. A Cocari já iniciou o cadastro de produtores interessados em integrar a iniciativa e pretende vender os primeiros produtos no início de 2022.

saiba mais

Brasil pode dobrar exportação de Tilápia em 2021

 

A planta tem área total de 53 mil metros quadrados, sendo 1,6 mil metros quadrados de área construída. A capacidade de processamento é de cerca de 12 toneladas de peixes por turno. Com três linhas de produção, deverá produzir até 36 toneladas de peixes diariamente.

A expectativa é de que o novo frigorífico gere 50 empregos diretos nos primeiros 24 meses de trabalho e, depois, chegue a 75. Toda a nova instalação será destinada à produção de tilápias.

“Vamos industrializar o peixe produzido, dar renda aos produtores, gerar mais empregos e incentivar outras cidades a também buscar sua vocação”, destacou o governador do Estado, Ratinho Junior (PSD).

Serão integrados à cooperativa entre 60 e 80 tanques de 5 mil metros quadrados de lâmina d’água para abastecimento da produção no primeiro ano da concessão, podendo dobrar o número de associados no ano seguinte.

saiba mais

Protocolo inédito visa promover bem-estar animal na criação de tilápias

 

A expectativa é que produtores em um raio de 100 quilômetros da sede da Cocari, em Mandaguari, possam ser beneficiados pelo negócio, atingindo cerca de 50 outros municípios paranaenses. A proximidade com a sede auxilia na logística de entrega de insumos.

“Com um tanque de 5 mil metros quadrados, o produtor já possui viabilidade econômica”, explicou Marcos Pinduca, prefeito de Alvorada do Sul. “Já temos muitos produtores em tanque-rede, e o foco da cooperativa é tanques escavados, existentes no Oeste do Estado. Com essa rede integrada, teremos uma enorme produção”.

Em 2020, 172 mil toneladas de peixes foram produzidas no Paraná – 21,4% do total do país, de 802,9 mil toneladas. A tilápia responde por cerca de um terço de toda a produção do Estado (34,1%).

saiba mais

Pesquisa mapeia consumidor de peixe no Brasil e aponta preferência por tilápia e filés

 
Source: Rural

Leave a Reply