Skip to main content

(Foto: Divulgação/FPA)

 

O deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), líder da Bancada Ruralista no Congresso, elogiou o discurso de Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22/4). Para ele, o presidente e seus ministros adotaram um tom bem mais moderado ao admitir que o país tem erros ambientais.

“O presidente admite isso no momento em que se compromete a zerar o desmatamento ilegal até 2030 e no momento em que propõe a redução das emissões até 2050", destacou o parlamentar.

saiba mais

Agro fica entre elogios e silêncio sobre o discurso de Bolsonaro

Discurso de Bolsonaro foi raso e sem compromissos, dizem ambientalistas

 

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) disse, no entanto, que os problemas ambientais brasileiros não se comparam de forma alguma ao de países como Estados Unidos e China, que têm uma emissão per capita de gases muito maior.

O deputado também aprovou a cobrança de Bolsonaro por serviços ambientais. “Se conservamos a floresta em favor de uma demanda mundial, não usando o solo para produzir e gerar empregos e renda, precisamos de alguma forma ser compensados por isso. Mas combater os crimes ambientais e punir a minoria que é a responsável pelo desmatamento ilegal é nossa obrigação e não depende de compensação", declarou.

saiba mais

Salles diz que governo vai dobrar verba para fiscalizar desmatamento na Amazônia

 

Souza também ressaltou que, na próxima semana, a FPA vai analisar os vetos de Bolsonaro à Lei 14.119/2021, de pagamento por serviços ambientais (PSA), já aprovada pela Câmara. A legislação recompensa financeiramente quem preserva áreas ou mantém iniciativas de preservação e recuperação do meio ambiente em sua propriedade.

O deputado ainda afirmou ser favorável à prorrogação da operação Garantia da Lei e Ordem (GLO) na Amazônia por ser um instrumento para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro. “A imagem do agro brasileiro está muito vinculada à Amazônia, mas o Brasil só produz 8% da sua soja no bioma amazônico”, ressalvou.

saiba mais

Na Cúpula do Clima, Bolsonaro se compromete a combater desmatamento ilegal até 2030

 
Source: Rural

Leave a Reply