Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (22/4) no site da Revista Globo Rural.

Combate ao desmatamento

 

(Foto: Reprodução/Twitter)

 

Em discurso na Cúpula do Clima, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a combater o desmatamento ilegal até 2030 e, com isso, diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) do País em 43% no mesmo prazo. A meta já era a estipulada no Acordo de Paris.

"Destaco o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, com a plena aplicação do nosso Código Florestal", declarou o presidente, ao dizer que o País é responsável por menos de 3% das emissões de carbono no mundo.

Críticas dos ambientalistas

 

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

Falta de compromissos futuros, repetição de metas anteriormente estipuladas e pedido de financiamento estrangeiro marcaram a fala do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, na avaliação de ambientalistas consultados pela Revista Globo Rural.

Durante o discurso de aproximadamente sete minutos, na manhã desta quinta-feira (22/4), Bolsonaro reafirmou a promessa de desmatamento ilegal até 2030. Mas, segundo Marcio Astrini, diretor-executivo do Observatório do Clima, este é um compromisso antigo e submetido à ONU ainda em 2015.

Elogios do agro

 

(Foto: Marcos Correa/PR/Divulgação)

 

Representantes e especialistas no agronegócio ouvidos por Globo Rural fizeram avaliação positiva do discurso do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (22/4), na Cúpula do Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden e transmitida via internet.

Francisco Maturro, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), disse que o presidente foi muito bem no discurso. "O Brasil está novamente inserido no cenário mundial", disse Maturro.

Já o deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), líder da Bancada Ruralista no Congresso, elogiou o tom "mais moderado" de Bolsonaro no discurso e aprovou a cobrança feita pelo presidente para o pagamento de serviços ambientais prestados pelo Brasil.

Verba dobrada para fiscalização

 

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu, em entrevista na manhã desta quinta-feira (22/4) sobre a Cúpula do Clima, que a pasta ainda não definiu quanto será destinado no combate ao desmatamento ilegal no país em 2021.

Mesmo assim, Salles ressaltou o compromisso divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro de dobrar o valor que for definido ainda nesta semana no orçamento da União.

Impasse sobre o Plano Safra

 

(Foto: Getty Images)

 

No último dia para vetar as alterações feitas pelo Legislativo ao projeto de lei do orçamento enviado em agosto do ano passado, a equipe econômica do governo federal deve adiar a recomposição dos recursos de subvenção ao crédito rural. Isso deve ocorrer só depois da sanção do atual projeto, que prevê cortes no Plano Safra de R$ 2,5 bilhões.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), as negociações com o Executivo são no sentido de reestabelecer os valores na forma de veto nas emendas do próprio governo ao orçamentou ou via projeto de lei – hipótese mais provável.

Abate irregular de bovinos

 

(Foto: R. Lopes/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A falta de dados e a dificuldade para ações de fiscalização têm agravado o abate irregular de bovinos no Brasil. Somente no Maranhão, que tem rebanho superior a 8 milhões de animais, há mais de 100 abatedouros sem inspeção.

Atualmente, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), só há 19 frigoríficos legalizados no Estado, sendo 3 com o Selo de Inspeção Federal (SIF), 9 com o Estadual (SIE) e 7 com o Municipal (SIM). Um dado que preocupa a Aged é que pelo menos metade dos 217 municípios mantêm abatedouros públicos sem inspeção.

Alívio nos custos de produção

 

(Foto: Globo Rural)

 

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte caíram pela primeira vez em 2021 , apontou estudo da Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS). A redução em março, na comparação com fevereiro, foi de 0,7% para frangos e de 0,06% para suínos.

Apesar da redução registrada em março, segundo levantamento da Embrapa, nos últimos 12 meses o aumento ultrapassa 40%.

Novo frigorífico para tilápias

 

(Foto: Divulgação)

 

O Paraná inaugurou na quinta-feira (22/4), em Alvorada do Sul (PR), um frigorífico que promete incrementar ainda mais sua produção de tilápias. A estrutura, resultado de parceria entre os governo municipal, estadual e federal, teve investimento de R$ 4,2 milhões.

A Unidade de Beneficiamento de Pescados Luís Carlos Bufalo será administrada pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), que venceu a concessão de uso da planta por 30 anos e será responsável pela integração com os produtores e pelo processamento.

Preso por transporte de bezerros

 

(Foto: Polícia Militar Rodoviária de SC/Divulgação)

 

Um motorista foi detido pela Polícia Militar Rodoviária em Santa Catarina transportando três bezerros dentro de um carro. Um dos animais estava nos pés do passageiro e outro no banco de trás. O terceiro foi encontrado no porta-malas do veículo.

Segundo a polícia, o Celta foi abordado na SC-114, em Lages. Além do motorista, de 22 anos, havia um passageiro de 21 anos e uma criança de 10 anos no carro.
Source: Rural

Leave a Reply