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(Foto: Jonathan Campos)

A multinacional do setor alimentício PepsiCo anunciou, nesta terça-feira (20/4), suas mestas globais de sustentabilidade relacionadas às suas práticas agrícolas. Em comunicado, a empresa informou que visa atingir produção 100% sustentável de suas matérias-primas até 2030, além de ampliar para quase 2,83 milhões de hectares sua área de cultivo com práticas de agricultura regenerativa em todo o mundo.

Com as ações, a companhia estima a redução suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 3 milhões de toneladas até o fim da década, o equivalente a 40% menos o que emitido atualmente. Estão também entre as metas da empresa a melhoria da saúde do solo, a proteção da biodiversidade e o fortalecimento dos meios de subsistência dos agricultores.

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A promessa da empresa é gerar impacto positivo sobre mais de 250.000 pessoas a partir das alterações em sua cadeia de abastecimento agrícola, com atenção especialm ao empoderamento econômico de mulheres. Ainda conforme o comunicado, a PepsiCo pretende concentrar seu trabalho nas comunidades mais vulneráveis, incluindo pequenos agricultores e trabalhadores rurais.

O presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alexandre Carreteiro, afirma que a agricultura regenerativa é a grande aposta global da empresa na gestão de sua cadeia de abastecimento. No comunicado da empresa, o executivo reconhece que a próxima década é crítica para se desenvolver um sistema alimentar mais sustentável, mas diz acreditar que as metas, em bora ambiciosas, são tangíveis.

No comunicado, a empresa lembra que, além dos 110 produtores parceiros no Brasil, detém três fazendas de demonstração, as chamadas Demo Farms, com o objetivo de apresentar novas tecnologias de cultivo e de aplicação das práticas de Agricultura Regenerativa.

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Batatas

Responsável por 35% das compras nacionais de batatas – 122 mil toneladas por ano -, usadas na produção de chips, a PepsiCo afirma que toda essa matéria-prima já tem origem sustentável. Seus fornecedores estão em 300 campos em seis estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A companhia informa manter uma equipe de 11 agrônomos e agrônomas para orientar e visitar os agricultores parceiros em busca de aperfeiçoamento da cultura e da gestão, além de manter parcerias com órgãos de pesquisas, como a Embrapa. A empresa informa investir no desenvolvimento de variedades mais adatadas às condições do Brasil.

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Segundo a Pepsico, parte de sua produção das batatas sementes usa sistema aeropônico, no qual a planta não tem contato com o solo. “Essa forma de cultivo possibilita um ganho de até 10 vezes em volume e em qualidade fitossanitária. A partir de todas estas boas práticas e do uso da tecnologia, a PepsiCo obteve um aumento de 30% a 37% de produtividade por hectare e uma redução em 25% de custo por tonelada produzida”, detalha.

Os produtores parceiros da empresa no Brasil também vêm utilizando plantas forrageiras e a rotação de cultura na produção de batata, informa a multinacional. “São também utilizadas diversas técnicas para restaurar e devolver vida a diferentes tipos de solos, como manter o solo com uma cobertura vegetal na entressafra, evitando erosão”, acrescenta o comunicado.
Source: Rural

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