Skip to main content

Carregamento de soja no porto de Paranaguá, PR (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A média diária de exportação de soja do Brasil alcançou 965,1 mil toneladas até a terceira semana de abril, ante o ritmo de embarques de 742,7 mil ao dia registrado no mesmo mês de 2020, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Até a semana passada, o maior produtor e exportador global da oleaginosa já embarcava 964 mil toneladas ao dia, conforme dados do governo.

O avanço ocorre em momento em que os principais Estados produtores já encerraram a colheita da safra 2020/21, o que eleva a oferta do grão disponível para embarque. Há também firme demanda no mercado externo e câmbio favorável.

Com isso, o Brasil já exportou 10,61 milhões de toneladas de soja no acumulado de abril até a terceira semana, ante o total de 14,85 milhões de toneladas enviado ao exterior no mesmo mês de 2020.

Entre os demais destaques, a média de embarques de açúcar chegou a 122 mil toneladas ao dia, ante 75,7 mil toneladas diárias em abril do ano passado, mostraram os dados da Secex. No algodão, a média diária mais que dobrou ao passar de 4,5 mil toneladas em abril de 2020 para os atuais 9,46 mil.

saiba mais

Mato Grosso conclui colheita de soja 2020/21 à frente da média, diz Imea

Brasil pode exportar mais de 17 milhões de toneladas de soja em abril, projeta Anec

 
Source: Rural

Leave a Reply