Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (16/4) no site da Revista Globo Rural.

Recorde de exportações

(Foto: Reuters)

As exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 11,57 bilhões no mês de março e atingiram um novo recorde mensal, informou, nesta sexta-feira (16/4), o Ministério da Agricultura. De acordo com a pasta, em comunicado, o valor é um recorde mensal, além de ser 9,8% superior ao de março de 2020.

“Um dos motivos que explicam o bom desempenho do agronegócio é o aumento dos preços dos produtos exportados, que registraram alta de 8,7% na comparação com março de 2020. A quantidade vendida ao exterior registrou aumento de 18,3%”, justifica a pasta, em comunicado.

Plano-safra

(Foto: Mapa/Divulgação)

Os cortes implementados para o orçamento da União em 2021, aprovados pelo Congresso e no aguardo de sanção presidencial, ameaçam liberações de recursos para os cerca de 75 dias finais do Plano Safra 2020/2021 e também devem comprometer o programa governamental de 2021/2022, que se inicia em julho, afirmou um representante do Ministério da Economia, em audiência pública extraordinária na Câmara nesta sexta-feira (16/4).

Segundo dados apresentados na audiência, foram cancelados recursos da ordem de quase 2,6 bilhões de reais no orçamento de 2021, especialmente para a agricultura familiar (Pronaf), setor este que garante boa parte do alimento na mesa dos brasileiros.

Desmatamento

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

O vice-presidente Hamilton Mourão, coordenador do Conselho Nacional da Amazônia, afirmou nesta sexta-feira (16/4) que o Brasil precisa reduzir o desmatamento entre 15% e 20% ao ano, em relação aos números registrados entre 2019 e 2020, para alcançar a meta de zerar o desmatamento ilegal até 2030.

"Hoje temos uma faixa de 10 a 11 mil km² de desmatamento por ano. Dez por cento disso é legal e o restante seria ilegal. Então nossa visão é que temos daqui até o final da década que reduzir de 15% a 20% por ano em relação ao desmatamento ocorrido no período de 2019 e 2020", disse Mourão em entrevista à rádio Gaúcha.

Suinocultura na China

(Foto: Reuters)

A produção de carne suína da China saltou 31,9% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano anterior, atingindo 13,69 milhões de toneladas, maior volume trimestral em dois anos, mostraram dados publicados nesta sexta-feira (16/4).

A disparada ocorre após grandes investimentos na reconstrução do rebanho de porcos do país desde que a peste suína africana devastou as criações locais, em 2018 e 2019.

Avicultores perderam renda

(Foto: ANPR/CCommons)

Ainda que os preços do frango vivo registrem pequenas altas na parcial de abril, a disparada nos valores do milho, importante insumo para ração, têm tido elevações ainda mais intensas, o que vem piorando a situação dos produtores de aves.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), o atual poder de compra do avicultor de São Paulo em relação ao cereal é o mais desfavorável em 10 anos.

Avanço sobre Mata Atlântica

(Foto: Henrique Ferreira/CCommons)

Entre 2000 e 2019, a Mata Atlântica viu as áreas destinadas à agricultura crescerem 67%. É o que aponta o relatório do MapBiomas lançado na quinta-feira (15/4), ao considerar o bioma nos territórios do Brasil, Argentina e Paraguai.

Nestes 20 anos, o bioma perdeu 5% da vegetação nativa, chegando a 527.492 quilômetros quadrados de extensão.

Delivery sem plástico

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Talheres, pratos, copos, sachês e canudos descartáveis que acompanham quase sempre as entregas de comida pronta por aplicativo têm incomodado grande parte das pessoas que fazem seus pedidos para serviços de entrega. É o que aponta uma pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), na qual 72% dos participantes sinalizaram querer receber seus pedidos sem os itens de plástico. Além disso, 15% dos afirmam já terem deixado de solicitar esse material por causa da quantidade de itens de plástico.

Encomendada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela ONG Oceana, a pesquisa “Percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery” encabeça o movimento que pede que os aplicativos de entrega de comida se comprometam com a redução da quantidade de plástico descartável e ofereçam ao consumidor opções livres do material.

Brasil e EUA

(Foto: Reprodução/ TV Globo)

As negociações entre Brasil e Estados Unidos para um acordo de redução do desmatamento da Amazônia, que deveria ser anunciado antes da Cúpula do Dia da Terra, na próxima semana, chegaram a um impasse, disseram à Reuters duas fontes que acompanham o tema, com o Brasil pedindo recursos para reduzir o desmatamento, enquanto os EUA pedem resultados antes de liberar dinheiro.

O presidente Jair Bolsonaro é esperado no encontro, organizado pelo presidente norte-americano Joe Biden com 40 chefes de Estado para discutir a preservação ambiental, mas, até agora não há sinais de que um acerto pode ser alcançado antes do dia 22, com os dois países longe de um acordo.

 

2020 demandou chocolate

(Foto: Getty Images)

Parece que o docinho para comer depois do almoço ou acompanhar o café da tarde em 2020 foi, mesmo, o chocolate. A taxa de penetração da categoria cresceu 1,5% em relação a 2019, atingindo 82,6% dos lares brasileiros. Os dados são de pesquisa feita pelo Instituto Kantar a pedido da Associação Brasileira de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

As vendas fora de casa aumentaram 9,3% no ano passado, segundo o estudo. Também cresceu de 7,5 para 8,2 a quantidade de vezes que o brasileiro foi ao comércio comprar chocolate, no período analisado.
Source: Rural

Leave a Reply