Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A Mercy For Animals (MFA), ONG focada na proteção e defesa dos animais, lançou nesta quinta-feira (15/4) um monitor anual sobre o cumprimento de compromissos assumidos pelas empresas de alimentos mais influentes da América Latina para reduzir o sofrimento de animais para consumo humano.

O Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) acompanhará o progresso em relação ao tratamento das galinhas nas cadeias proodutivas. Entre os objetivos, está o fim do confinamento em gaiolas na indústria de alimentos.

saiba mais

Concorrência com proteínas vegetais aumenta pressão por bem-estar animal em granjas

Protocolo inédito visa promover bem-estar animal na criação de tilápias

 

 

Na primeira edição, que está disponível on-line, a MFA selecionou 34 empresas. Para a classificação, foram usadas informações disponíveis publicamente ou compartilhadas pelas próprias empresas por meio de questionário enviado pela ONG.

No Brasil, mais de 120 empresas já anunciaram compromissos para banir integralmente de suas cadeias o confinamento de galinhas em gaiolas, a maior parte delas até 2025.

Entre elas, estão as varejistas Carrefour e GPA; as redes de alimentação McDonald’s, Burger King, Subway, Spoleto, GRSA e Sodexo; e empresas como St Marche, Zaffari e Makro, além da Cia Beal de Alimentos.

saiba mais

Como a tecnologia voltada ao bem-estar animal impactará a pecuária brasileira

 

 

Após análise, as empresas são divididas em sete categorias, conforme o nível de comprometimento. A MFA destaca que, por meio da plataforma, os consumidores poderão comparar o desempenho das empresas e usar essas informações para pedir melhorias cada vez mais significativas para a indústria alimentícia.

“A sociedade está exigindo uma atuação cada vez mais responsável e transparente do setor corporativo. Por isso, evidentes objetivos da indústria, como sucesso, lucratividade e destaque no mercado, precisam ser harmonizados com políticas e iniciativas corporativas que visem o bem-estar das pessoas, dos animais e do planeta”, destaca Cecilia Valenza, gerente de relações corporativas da MFA no Brasil.

saiba mais

Fazendas do MT lucram com a união de sustentabilidade e bem-estar do rebanho

 

Principais resultados

 

Nenhuma empresa avaliada se enquadrou na categoria Ouro, em que 100% dos ovos são provenientes de sistemas livres de gaiolas. Na Prata, que lista empresas próximas de completar a transição, a única classificada foi a Costco. Na categoria Bronze, que destaca progressos significativos, aparecem Arcos Dorados, Kraft-Heinz e GPA.

Com o pior desempenho no ranking, aparecem as empresas Barceló Hotel Group, Cencosud, FEMSA Comercio, Grupo Herdez, Organización Soriana e Walmart de México y Centroamérica.

Segundo a MFA, estas empresas sequer anunciaram compromissos proibindo os ovos de galinhas confinadas em gaiolas em suas cadeias de suprimentos na América Latina ou anunciaram compromissos que não atingem todas as regiões em que está presente.

saiba mais

Veterinário lança obra inédita que compila 264 leis de bem-estar animal no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply