Skip to main content

(Foto: Mapa/Divulgação)

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e as Federações filiadas entregaram nesta quarta-feira (14/4) à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, suas propostas para o Plano Safra 2021/22.

Segundo nota da Contag, o documento reúne quase 80 propostas distribuídas em dez temas, como financiamento da produção, na reforma agrária, crédito fundiário, reforma agrária, assistência técnica, seguro rural, agricultura familiar, processamento e comercialização, práticas agroecológicas, entre outras.

saiba mais

Mudanças no orçamento põem em risco valor do próximo Plano Safra

 

Em relação ao crédito rural, uma das propostas é o aumento dos recursos da linha Pronaf Crédito para R$ 40 bilhões. Além disso, há pedido para ampliação dos tetos e modalidades de financiamento do Pronaf Crédito e a redução de juros das linhas de crédito, bem como atualização dos valores dos tetos e condições de financiamento para assentados da reforma agrária nas linhas de crédito do Pronaf A e Pronaf A/C.

Em relação ao Programa Nacional de Reforma Agrária, é solicitada a garantia de recursos para o pleno funcionamento do Incra, dando condições de executar suas atividades com recomposição do orçamento de 2021 no que diz respeito à reforma agrária, cita a Contag.

saiba mais

Plano Safra deve incentivar agro a cumprir exigências ambientais, defende Coalizão

 

Quanto ao crédito fundiário, uma das propostas é prorrogar por um ano o prazo de pagamento das parcelas do financiamento com vencimento no período da pandemia do novo coronavírus.

Outra reivindicação é disponibilizar todas as modalidades de crédito instalação concedidas aos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária aos contemplados com crédito fundiário sendo, garantidas as mesmas condições de pagamento.
Source: Rural

Leave a Reply