Skip to main content

(Foto: Ricardo Martins)

 

Durante dois meses de viagem, o fotógrafo Ricardo Martins, premiado com o Jabuti em 2012, passou por 20 plantações de cafés especiais em 13 cidades na Serra da Mantiqueira. O resultado dessa imersão é o seu mais recente livro, Cafés da Mantiqueira, em que retrata todo o cenário das plantações, os trabalhadores, as lavouras em meio à natureza e as belas paisagens da Serra da Mantiqueira.

Martins já tem dez livros publicados. Paralelamente ao seu mais recente trabalho, foi produzida uma série para TV de 8 episódios, trazendo os bastidores do ensaio sobre os cafezais. É possível assistir aos episódios através de um QR Code que vem com o livro.

“O café representa muito a cultura brasileira. Pensando nisso, elaborei esse projeto onde fotografei e pude mostrar o mundo por trás de uma simples xicara de café”, afirma o fotógrafo. “O que mais me chamou a atenção nesse tema foi observar os trabalhadores, com sua força e, ao mesmo tempo, delicadeza com a colheita, o amor das famílias cafeeiras que passam por gerações e claro, aprendi a preparar e a valorizar o verdadeiro café brasileiro”, acrecsenta.

Veja algumas fotos do ensaio

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

Café, fotografia e amizade

O agricultor familiar Edson da Silva é cafeicultor em Cristina, município no Sul de Minas Gerais. Em menos de dois hectares – sendo um herança da esposa e 0,8 hectare arrendado com um amigo – ele mantém as lavouras da, Edson cultiva o café especial com o qual criou uma marca própria: Sertãozinho.

A pandemia chegou bem no momento do lançamento, e ele recorreu às redes sociais para expandir. A demanda cresceu e hoje já envia o café para diversos estados do Brasil. Ele conta que conheceu o fotógrafo por acaso.

“Não conhecia o trabalho dele, nunca tinha ouvido falar”, conta o cafeicultor. Mas bastou uma prosa e um café para cultivarem uma bela amizade. “O trabalho dele é excelente porque foca e valoriza a agricultura, não só na fazenda, mas da agricultura familiar, os cafés de alta montanha. Na roça, a gente rala muito, mas nunca escuta um elogio, não sabe se tem gente contente por trás do que a gente faz. A vinda dele aqui foi muito boa, ganhei novos clientes e uma amizade nova que eu fiz”, conta Silva.

“Gostaria de agradecer principalmente a todos os profissionais, sejam pequenos ou grandes produtores. A cultura do café está cada vez mais sendo apreciada no Brasil, visto que a maior parte da produção nobre vai para fora e lá tem um grande reconhecimento. Então, o meu muito obrigado a cada um de vocês que tornam esse processo essencial na cultura e na mesa de cada brasileiro”, diz o fotógrafo.

Confira mais fotos do ensaio de Ricardo Martins

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 

 

(Foto: Ricardo Martins)

 
Source: Rural

Leave a Reply