Skip to main content

Indicado do presidente Jair Bolsonaro para assumir a presidência da Petrobras, general Silva e Luna foi eleito integrante do Conselho de Administração da Empresa (Foto: CCommons)

 

Assembleia de acionistas da Petrobras aprovou nesta segunda-feira (12/4) o general da reserva Joaquim Silva e Luna como membro do Conselho de Administração da companhia, movimento que antecede sua eleição como novo presidente-executivo da petroleira, conforme indicação de Jair Bolsonaro.

A chegada de Luna à empresa, que estava como comandante brasileiro da hidrelétrica binacional de Itaipu, ocorre após o presidente Bolsonaro ter discordado da forma como o executivo Roberto Castello Branco conduziu a política de preços de diesel e gasolina da companhia, que acumulam altas expressivas neste ano, ao seguir indicadores internacionais de mercado.

saiba mais

Mudança na política de biodiesel opõe indústria de óleos vegetais e Petrobras

Interferência na Petrobras traz riscos ao setor de etanol, apontam analistas

 

Conforme o estatuto da empresa, o presidente da Petrobras é escolhido pelo Conselho de Administração dentre os seus membros. Dessa forma, o presidente da estatal precisa fazer parte do colegiado.

Com a saída de Castello Branco também da presidência da Petrobras, o estatuto da empresa prevê que o presidente do Conselho de Administração indique um substituto dentre os demais membros da Diretoria Executiva até a eleição do novo presidente-executivo.

Não havia informação sobre quem substituiria Castello Branco até a chegada de Luna.

Demais mudanças no Conselho

A destituição de Castello Branco acarretou na saída automática de outros sete membros do colegiado, cujas vagas foram preenchidas ainda na assembleia extraordinária desta segunda-feira.

Foram eleitos, pelo sistema de voto múltiplo, além de Luna, seis nomes indicados pela União: Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Ruy Flaks Schneider, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Sonia Julia Sulzbeck Villalobos e Cynthia Santana Silveira.

saiba mais

“Diesel verde” da Petrobras ameaça mercado de biocombustíveis, afirma Abiove

 

A oitava vaga foi vencida por Marcelo Gasparino, indicado por acionistas minoritários. Essa posição foi disputada em uma segunda rodada de votações com a indicada pelo governo Ana Silvia Corso Matte e por outro indicado por minoritários Pedro Rodrigues Galvão de Medeiros.

A assembleia também elegeu Eduardo Bacellar Leal Ferreira como presidente do colegiado, conforme indicação da União.
Source: Rural

Leave a Reply