Skip to main content

(Foto: Divulgação/Cultured Decadence)

Após o anúncio de avanços na produção de carne feita em laboratório — que inclusive deve ser oferecida ao consumidor brasileiro até 2024 pela BRF —, a aplicação da tecnologia de reprodução de células animais para consumo humano chegou a um produto mais luxuoso: a lagosta.

A iniciativa nasceu em um laboratório do estado norte-americano de Wisconsin chamado Cultured Decadence. Em informe publicado nesta sexta-feira (9/4), a startup diz que pretende ser prioneira no cultivo células tanto de lagosta quanto de outros frutos do mar, para produzir alimentos sem depender apenas da pesca.

De acordo com os cofundadores da empresa, John Pattinson e Ian Johnson, já foram feitos testes iniciais de produção com amostras de cerca de meio grama. "Nossa equipe está na vanguarda dessa mudança enquanto construímos o futuro dos frutos do mar a mil milhas do oceano mais próximo”, afirmou Pattinson, em comunicado da empresa.

saiba mais

Feita de células e sem matar animais, carne de laboratório promete revolução na pecuária

Governo suspende regras para pesca da lagosta durante a pandemia de coronavírus

 

A Cultured Decadence pretende disponibilizar as primeiras versões para degustação do público nos próximos 12 meses, adianta a agência de notícias norte-americana Bloomberg. A agência também pontuou que a iniciativa chega em um momento em que, além da pesca predatória, as mudanças climáticas ameaçam populações de crustáceos mundo afora.

Ainda nesta sexta-feira, o projeto anunciou ter recebido um financiamento de US$ 1,6 milhões de diversos fundos de investimento. O CTC (Centro para Comercialização de Tecnologia, em tradução livre do inglês) também fez um aporte para a Cultured Decadence, segundo a empresa.

Segundo a startup, os investimentos serão destinados à expansão da equipe da empresa e ao aperfeiçoamento de protótipos de carne de lagosta cultivada em laboratório visando o lançamento comercial.

saiba mais

Cingapura é o primeiro país a aprovar venda de carne feita em laboratório

 
Source: Rural

Leave a Reply