Skip to main content

(Foto: Reprodução/Unica)

 

A interrupção precoce do 79º leilão de biodiesel, realizada pela reguladora ANP nesta semana a pedido do Ministério de Minas e Energia, impediu que os preços do biocombustível caíssem com o desenvolvimento do certame, afirmou nesta quinta-feira (8/4) a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Sobre a continuidade do leilão, a associação que representa as principais tradings e processadoras de soja do Brasil disse que aguarda definições do governo. Há rumores que o governo discutiu com o setor reduzir a mistura para dar continuidade ao leilão. O Ministério de Minas e Energia, a ANP e a Abiove não comentaram este assunto.

saiba mais

Indústria de etanol vê com ceticismo risco de controle de preços de combustíveis e cobra medidas

No momento de suspensão do leilão, na terça-feira (6/4), os preços do biocombustível já apontavam para R$ 7,50 por litro, quase 3 vezes o valor do diesel fóssil nas refinarias da Petrobras, informou à Reuters a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Segundo a Abiove, o leilão foi "precocemente interrompido" quando havia capacidade para entrega de biodiesel para atender uma mistura superior a 14%, ou seja, maior do que os 13% do "blend" atual de biodiesel no diesel.

De acordo com a associação, a interrupção do leilão aconteceu na etapa de compras de pequenas usinas, denominada 3A, que representa somente entre 5% e 10%, respectivos mínimo e máximo definido na legislação, do total que as distribuidoras devem adquirir no leilão.

saiba mais

Brasil deve ter queda na produção e aumento no consumo de etanol em 2021/22

Terminada esta etapa 3A, cujos preços iniciais foram próximos aos dos Preços Máximos de Referência (PMR) estipulados pela ANP, disse a Abiove, o leilão seguiria normalmente para a aquisição dos 90% a 95% restantes. E haveria oferta de 1,37 bilhão e 1,44 bilhão de litros de biodiesel, volume muito superior à oferta das usinas pequenas.

"Ou seja, ao interromper o leilão precocemente, a ANP impediu que os deságios acontecessem, pois não permitiu que as empresas reapresentassem novos preços", afirmou a Abiove em nota.
Source: Rural

Leave a Reply