Skip to main content

Regina Vanderlinde e Patrícia Possamai, idealizadoras do Bela Wines (Foto: Jeferson Soldi)

 

Se o espumante já era um dos vinhos preferidos do público feminino, agora, com um novo ingrediente, duas empresárias esperam que a bebida conquiste ainda mais espaço para quem busca agregar prazer, saúde e beleza.

Foi idealizando esse conceito que a farmacêutica bioquímica Regina Vanderline e a enóloga Patrícia Possamai criaram o Bella Collagens Sparkling Pink, autointitulado primeira bebida mista de espumante brasileiro com colágeno, conhecido como "proteína do rejuvenescimento".

saiba mais

Vinícola francesa mistrura cannabis de olhe em experiência mais relaxante

 

A bebida resulta do corte de quatro vinhos base elaborados com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos, sendo duas cepas brancas, a Chardonnay e a Riesling Itálico, e as tintas Pinot Noir e Merlot. Cada garrafa de 750ml contém 2,5 gramas de colágeno do tipo 1 (para pele, cabelos e unhas), a dose média diária recomendada para as mulheres.

Pela legislação brasileira, a bebida não pode ser classificada como espumante porque não é permitida a adição de nenhum ingrediente no processo produtivo de vinhos. "Na verdade, não trata-se de um espumante, mas de uma bebida mista de vinho com colágeno", explicou a Regina Vanderlinde, doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux (França) e uma das sócias da Bella Wines. Por isso, apesar de ter as características visuais e aromáticas, bem como o sabor de um espumante, o Bella Collagens é definido como uma mistura alcoólica com a proteína de colágeno, que é adicionada após a fermentação.

saiba mais

Com vendas em alta, vinho em lata vira tendência no Brasil

 

 

Segundo Regina Vanderlinde, a concepção do produto surgiu como tese de mestrado da sócia Patrícia, que sua orientanda na pós-graduação. Ao todo, foram dois anos testando cortes de vinhos, além dos experimentos para encontrar quantidade e estabilidade da proteína na bebida. 

O lote de estreia, com menos de 2 mil garrafas, esgotou rapidamente e as empresárias já estão preparando o segundo. Elas contam que houve procura tanto de pessoas físicas quanto de distribuidoras e profissionais de saúde e estética. Por enquanto, apenas o pink (rosé) está disponível, mas ainda neste ano serão lançados espumante branco e moscatel.

saiba mais

Após cervejaria apoiar dia sem carne, pecuaristas se unem em defesa de churrasco com vinho

 

“Houve bastante procura. Apesar de ser um produto bastante democrático, o maior interesse é do publico feminino. Penso que é uma grande oportunidade, uma porta de entrada, para quem não é consumidor ainda. E acredito que, por ser uma tendência mundial de consumo de produtos fitness e saudáveis, quisemos entrar nesse mercado”, salienta Regina, que foi professora durante 23 anos na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e trabalhou por 18 anos no Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

Descendente de família italiana camponesa e nascida em Bento Gonçalves (RS), Patrícia estudou enogastronomia na Itália e, ao retornar para o Brasil, passou a trabalhar com vinhos. Hoje, como responsável técnica do Atelier Tormentas, no Vale dos Vinhedos, e sócia da Bella Wines juntamente com a Regina, está focada na expansão da marca com inovações no mercado voltado para o público feminino.

“Até então, as pessoas tinham vinhos, espumantes, suco, mas não tem nada de inovador nisso. Criar um vinho é apenas criar uma nova marca. Além de ter desenvolvido um produto novo, a Bella pega outro nicho de mercado, que é o mercado da beleza e estética, que não era atingido pelos espumantes. A ideia, quando criamos o produto, era que ele tivesse a cara do Brasil e da mulher”, explica.

Características

 

 

Espumante com colágeno da Bella Wines (Foto: Jeferson Soldi)

O Bella Collagen Sparkling Pink, que passa por um período médio de maturação de sete meses em tanques de aço inox, apresenta delicada coloração rosa salmão com reflexos dourados, realçados pelo perlage fino, longo e persistente. Seu aroma é fino com toques frutados que nuances de morango e framboesa, harmonizando com as notas de frutas tropicais.

Em boca, a enóloga destaca que o espumante é caracterizado pela leveza e resfrescante acidez, revelando um agradável retrogosto frutado. O espumante, elaborado pelo método Charmat, tem 10,5% de graduação alcoólica, sendo indicado para consumo com temperatura entre 6°C a 8°C.

saiba mais

Brasil se torna principal destino das exportações chilenas de vinho

 

Patrícia ressalta que o produto foi pensado para ser consumido sem necessidade de harmonizar com alimentos, mas sim para confraternizações e ambientes litorâneos pela leveza e frescor.

“A ideia é que o cliente possa consumi-lo curtindo um happy hour na praia, mas a sugestão (de harmonização) são alimentos leves. Vai super bem com comida japonesa, risotos mais leves, carnes brancas (peixes) e sobremesas à base de frutas”, destaca.
Source: Rural

Leave a Reply