Skip to main content

(Foto: Felipe Yatabe/Ed.Globo)

 

 

 

 

Seja na Fazenda Lusitânia, em Bonfim (RR), ou nas lavouras de Mossoró (RN), produtores de melão enfrentam dificuldades de expandir a exportação por encontrarem barreiras ligadas à logística e fitossanidade, aspectos indissociáveis quando se trata de venda externa e abertura de novos mercados para frutas.

Enquanto a primeira propriedade, comandada por Jorge Lopes, ainda busca exportar para a Europa, mas tem dificuldades de enviar as frutas via Georgetown, porto na Guiana, Ricardo Rocha já pensa em expandir as vendas para a China. Mas o Brasil precisa se adequar às exigências do país asiático.

Os produtores têm grandes desafios, desde o controle da mosca das frutas até o atendimento das exigências do consumidor de cada país importador. Resolver estas questões pode fazer o Brasil subir no ranking mundial de exportadores. Afinal, está entre os três maiores produtores de frutas no mundo, mas é o 24º em exportação.

saiba mais

Fruticultura brasileira é destaque da edição de março da Globo Rural 

 

No podcast Palavra do Campo, a Globo Rural discute o assunto com Luiz Roberto Barcelos, executivo da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Abrafrutas (Associaçao Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados); Carlos Goulart, diretor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Daniel Soares, gerente da MSC de Fortaleza, e Geraldo Júnior, diretor da GR Cidades – Soluções Estratégicas.

Para ouvir, coloque fones de ouvido e dê o play abaixo: 

 

 

saiba mais

No Ceará, paulistano se tornou maior exportador de banana do Brasil para a Europa

Podcast explica estilo de vida flexitariano e analisa impactos no consumo de carne no Brasil

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply