Skip to main content

Terminal de transbordo da Bunge, em Miritituba (PA). Empresa encerrou acordo de compra de unidades no Paraná (Foto: Heryka Cilaberry/Wikimedia Commons)

 

O acordo da Bunge para comprar duas unidades de processamento de soja no Brasil foi cancelado em meio a uma batalha judicial prolongada e multijurisdicional envolvendo o vendedor dos ativos, de acordo com documentos relacionados às disputas vistos pela Reuters.

A companhia norte-americana, que não quis comentar o encerramento do acordo para aquisição das usinas, havia assinado o compromisso de compra das duas instalações da Imcopa em maio de 2020.

O negócio aumentaria de oito para dez o número de unidades de processamento de oleaginosas da Bunge no Brasil, que é o maior produtor e exportador de soja do mundo.

saiba mais

Inscrições abertas para programa de estágio BP Bunge Bioenergia 2021

 

A Imcopa, que tenta alienar os ativos para sair da recuperação judicial, comunicou formalmente em juízo o fim do acordo com a Bunge no dia 24 de março, segundo documentos vistos pela Reuters. A empresa também solicitou 120 dias para retomar o processo de venda das fábricas.

O vendedor disse em juízo que as disputas judiciais envolvendo a Cervejaria Petrópolis, que tinha contrato de arrendamento para operar as duas unidades pretendidas pela Bunge –bem como a interferência de duas entidades do Panamá que se diziam credoras dos credores da Imcopa– fizeram o negócio ser desfeito.

A administração da Imcopa e da Cervejaria Petrópolis não comentaram o assunto imediatamente.

Pelos termos do acordo expirado, a Bunge assumiria cerca de 1 bilhão de reais em dívidas vinculadas às unidades; e iria pagar 50 milhões de reais pelas fábricas de esmagamento de soja, que podem processar cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano.
Source: Rural

Leave a Reply