Skip to main content

Silvana Covatti, nova secretária de agricultura do RS (Foto: Assembleia Legislativa do RS/Divulgação)

 

A deputada estadual Silvana Covatti (PP) é a nova secretária de a Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que uma mulher assume o comando da pasta no Estado.

Ela substitui o filho, Covatti Filho (PP), que reassumirá seu mandato de deputado federal em Brasília. Durante evento virtual de posse, a secretária destacou o momento atual da agricultura gaúcha, com a certificação de Estado livre de aftosa sem vacinação e a colheita de uma safra histórica após períodos de estiagem vividos em 2020.

saiba mais

Rio Grande do Sul deverá ter safra recorde de soja com mais de 20 milhões de toneladas

 

O papel da mulher no campo também está nas bandeiras da nova secretária, uma vez que, no Brasil, dos 5 milhões de empreendimentos rurais, um milhão é comandado por mulheres. Atualmente as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares de atividade rural.

Silvana também destaca a prioridade na irrigação e no incentivo ao aumento da área irrigada no Estado, que hoje é de menos de 3% da área de sequeiros (soja, milho, trigo e feijão) e fruticultura. “Vamos dar continuidade ao Programa Pró-Milho para alcançarmos a alta suficiência do grão, fundamental para suinocultura, avicultura e pecuária leiteira”, afirmou.

saiba mais

RS e SC planejam duas safras de inverno para substituir uso de milho na ração animal

 

A nova secretária também ressaltou a importância da agricultura familiar. “É responsável por 70% dos alimentos que chegam na mesa das famílias gaúchas. Vamos incentivar a produção na pequena propriedade e buscar melhores condições para as mais de 3.700 agroindústrias do Estado”, pontuou.

Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Desde então, foi reeleita três vezes (2010, 2014 e 2018). Em 2016, ela foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos. 
Source: Rural

Leave a Reply