Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta terça-feira (30/3) no site da Revista Globo Rural.

Entrevista com Kátia Abreu

(Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)

A presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), Kátia Abreu (PP-TO), espera mudança de postura no Itamaraty com a troca do ministro, confirmada na segunda-feira (29/3). Em entrevista à Globo Rural, a senadora disse que, sob a gestão de Ernesto Araújo, a chncelaria brasileira foi transformada em um "playground de brincadeiras de mal gosto – uma trincheira fundamentalista". "Queremos superar essa quadra da história", afirma.

A senadora afirma que ainda não teve a oportunidade de conversar com o novo ministro, Carlos Alberto Franco França. Mas que tem convicção em sua capacidade de desempenhar um bom papel. E que espera dele um parceiro para enfrentar os desafios econômicos e sanitários impostos pela pandemia de Covid-19. Além de favorecer a abertura de novos mercados para produtos brasileiros. Para ela, no entanto, a prioridade é vacinar a população.

Fiagro

(Foto: Divulgação/FPA)

Parlamentares ligados ao agronegócio vão atuar no Congresso para derrubar os vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei que cria o Fundo de Investimentos no Agronegócios (Fiagro). Em comunicado, a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) criticou, nesta terça-feira (30/3), a forma como o projeto foi sancionado e informou ter fechado questão contra a decisão do Poder Executivo.

“Da forma como ficou sancionado o projeto inviabiliza o Fiagro. Vamos articular com o governo a derrubada dos vetos no Congresso Nacional. O agro entrega muito a economia do país com geração de empregos e renda e merecemos o justo tratamento nessa lei”, argumenta o deputado Sérgio Souza (MDB-PR), presidente da FPA, no comunicado. O texto foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

Sojicultura em TO

(Foto: arquivo pessoal)

A área plantada de soja em Tocantins, aumentou mais de quatro vezes nos últimos 14 anos, chegando a 1,146 milhão de hectares, segundo a Conab. No ciclo 2020/2021, os produtores mantiveram a tendência, mas a safra tem sido a mais desafiadora dos últimos anos. Chuvas durante a colheita já causaram perdas de até 25% na produção.

Em 2012, o grupo Wink, que já atuava em grãos e pecuária em Goiás, desembarcou em Porto Nacional, região central do Estado, para plantar 2.500 hectares de soja. Nesta safra, a área chegou a 8.300 hectares e metade deve receber a segunda safra de milho. Caroline Schneider Barcelos, gestora do grupo no Tocantins, junto com o irmão Renato e o marido, Rodrigo, diz que 2021 tem sido diferente de tudo que a família já viveu na região.

Trabalho em frigoríficos

(Foto: JBS/Divulgação)

Um projeto de lei de 2011 para restringir as pausas térmicas concedidas a trabalhadores de frigoríficos voltou à pauta da Câmara dos Deputados na última semana e terá suas discussões retomadas nesta terça-feira (30/3) na Comissão de Trabalho, Administração de Serviço Público da Casa (CTASP).

O movimento ocorre dez meses após uma tentativa frustrada de aprovar a mudança por meio da inclusão do projeto na Medida Provisória 927, editada de forma emergencial em junho do ano passado.

Frete encarece em MT

(Foto: Divulgação/Scania)

Os agricultores e exportadores de Mato Grosso estão pagando mais caro para escoar a produção. Os preços do frete em fevereiro de 2021 subiram, em média, até 25% se comparado com os valores praticados no mesmo mês do ano passado.

A menor alta é para os produtos que seguem para o porto de Santos (SP), apontou o boletim logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Apesar de ser possível encontrar elevação chegando a 26% a depender da rota, o transporte para o principal porto do país registra um aumento de 11% na média.

Produção de ração desacelera

(Foto: Globo Rural)

A produção de ração animal do Brasil deverá crescer cerca de 2,3% neste ano, estima o Sindirações, sindicato que representa a indústria do setor, ao pontuar uma desaceleração após a alta de 5% ocorrida em 2020, quando a produção atingiu 81,5 milhões de toneladas.

"A expectativa para 2021 é bem mais cautelosa", afirmou em nota o sindicato, que vê a produção total em 83,4 milhões de toneladas. "O Sindirações não descarta a possibilidade de uma guinada na produção, assim como ocorreu em 2020, mas com projeção de crescimento mais conservadora (até o momento)", acrescentou.

Pecuaristas verticalizam

(Foto: Divulgação)

Enquanto muitos pecuaristas brasileiros lutam para fazer valer cada centavo da carne dos animais que vendem para a indústria, para um seleto grupo essa queda de braço com a indústria é coisa do passado. Organizados em cooperativas e associações, esses produtores investiram nos últimos anos na verticalização da atividade e, hoje, abatem, processam e distribuem a própria carne.

Cada grupo tem a sua forma de assumir o abate do próprio gado. Como precisam da estrutura do frigorífico, apenas pagam para utilizá-la. O abate é feito na unidade, mas não está ligado a uma operação de compra e venda de animais. O objetivo é reduzir a dependência da indústria ao mesmo tempo em que não precisam arcar com custos nem riscos de se manter uma planta de processamento de carne.

Soja de desmatamento

(Foto: Reprodução/ TV Globo)

A trading e processadora de commodities agrícolas Bunge comprou soja de fazendas responsáveis ​​pelo desflorestamento no Cerrado, em 2020, de uma área duas vezes maior que Manhattan, apontou um relatório divulgado nesta terça-feira (30/3).

A produtora de grãos e oleaginosas SLC Agrícola, que vende para a Bunge e outras tradings, foi a responsável pela maior parte do desmatamento, segundo a publicação. A empresa desflorestou 101,5 km quadrados, de acordo com análise da Chain Reaction Research, um consórcio de organizações não governamentais.

Argentina suspende exportadoras

(Foto: iStock/Mapa/Divulgação)

O governo da Argentina suspendeu 15 empresas exortadoras de carne que tentaram burlar o controle sanitário e embarcar para o exterior cerca de 40 toneladas de cortes congelados. De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca argentino, as empresas não estavam inscritas no Cadastro Único de Operadores da Cadeia Agroindustrial (Ruca).
Source: Rural

Leave a Reply