Skip to main content

Receita de croquete de tilápia (Foto: Reprodução)

 

Esta receita do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável faz parte do livro Pescado é Saúde, que contém informações para o aproveitamento integral do pescado. O objetivo é evitar o desperdício, fomentando a utilização de partes do pescado que são comumente jogadas fora.

A iniciativa foi idealizada a partir da parceria entre a Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca (IP) e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).

Croquete de tilápia

Ingredientes para a massa:
3 cabeças de tilápia com espinha (420g), 4 xícaras de chá de água, meia cebola pequena, 2 dentes de alho pequenos, 2 limões taiti, 4 ramos de sálvia, 5 ramos de salsinha, 2 colheres de sopa de óleo, 2 colheres de sopa de sal, 1 xícara de chá de leite integral e meia xícara de chá de farinha de trigo.

saiba mais

5 receitas tradicionais e fáceis de fazer usando peixes

6 receitas de petiscos para curtir as lives

 

Modo de preparo:
Lave a cabeça e a espinha do peixe. Coloque em uma panela com água e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos. Escorra a água e com cuidado, retire os pedaços de carne de peixe entre as articulações, guelras e vértebras e reserve. Lave, descasque e pique a cebola e o alho em cubos pequenos. Lave os limões, esprema-os e reserve o suco. Higienize e pique a sálvia e a salsinha. Leve uma panela ao fogo médio e refogue o alho e a cebola no óleo até dourar. Em seguida, coloque o suco de limão, a sálvia, salsinha, o peixe e o sal. Mexa constantemente por 15 minutos. Acrescente o leite e a farinha de trigo e mexa até começar a desgrudar da panela. Apague o fogo e deixe esfriar em um recipiente coberto. Leve à geladeira por 20 minutos.

Ingredientes para a montagem:
1 ovo pequeno, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de farinha de rosca e 2 xícaras de chá de óleo.

Modo de preparo:
Bata o ovo com um garfo. Retire a massa da geladeira e comece a moldar com uma colher de sopa, fazendo rolinhos curtos. Passe-os na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim, na farinha de rosca. Em uma frigideira, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Frite os croquetes até dourar por inteiro. Retire e coloque em papel absorvente. Sirva quente.

Rendimento: 18 porções

Tempo de preparo: 1 hora e 35 minutos

Valor calórico da porção: 90 kcal

Peso da porção: 65g duas unidades

 
Source: Rural

Leave a Reply