Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (29/3) no site da Revista Globo Rural.

Ernesto Araújo e o agro

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A saída de Ernesto Araújo do cargo de ministro das Relações Exteriores terá impacto direto no agronegócio, segundo especialistas ouvidos pela Revista Globo Rural.

O chanceler pediu demissão nesta segunda-feira (29/3) ao presidente Jair Bolsonaro após pressão do Congresso associada à sequência de desgastes com parceiros internacionais, em especial a China.

Colheita de soja

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

A colheita da safra 2020/21 de soja do Brasil atingiu 71% da área cultivada até a última quinta-feira (25/3), superando a média de cinco anos para esta época, informou a consultoria AgRural, em nota, nesta segunda-feira (29/3).

Com avanço de 12 pontos percentuais em uma semana, os trabalhos terminaram acima da marca de 70% vista na média dos últimos anos, embora tenham continuado atrás do ritmo do ano passado, quando alcançavam 76%.

Semana Santa

(Foto: Piloncillo & Vainilla)

 

 

Estima-se que até 2,3 trilhões de peixes são capturados globalmente por ano. Outros 167 bilhões de peixes, carangueijos e lagostas, e 530 bilhões de camarões, provenientes de fazendas aquáticas, viram comida anualmente.

Foi pensando nisso que a empresa Sinergia Animal lançou o e-book gratuito 15 Receitas Veganas Inspiradas no Mar. Nele, é possível encontrar vários pratos tipicamente feitos com frutos do mar, mas preparados com substitutos como tofu, jaca, berinjela, cogumelos, palmito, entre outros.

Exportações de carne

(Foto: Getty Images)

Exportadores de carne do Reino Unido podem perder até metade de seu comércio como resultado do caos gerado pela saída do país da União Europeia (UE), o Brexit, dizem representantes do setor.

As empresas relatam dificuldades sistêmicas em exportar para a UE, muita burocracia e uma possível perda permanente de 20% a 50% do comércio, afirmou a Associação Britânica de Processadores de Carne.

O apodrecimento e o percevejo

(Foto: Fundação MT/Divulgação)

Os produtores de grãos do Mato Grosso estão enfrentando fenômenos atípicos nessa safra, relatados e acompanhados pela Fundação MT.

O percevejo barriga-verde (Diceraeus melacanthus), importante praga para a cultura do milho, tem ocorrido em altas populações ainda durante o período da soja no campo. Também foi observada a ocorrência do apodrecimento atípico de vagens, principalmente em regiões próximas ao município de Sorriso.

Desencalhe de navio em Suez

(Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

O navio gigante repleto de contêineres que bloqueia o Canal de Suez do Egito por quase uma semana foi totalmente desencalhado nesta segunda-feira (29/3). Com isso, o tráfego na rota pode ser retomado, disse a autoridade responsável pelo canal, em comunicado.

O Ever Given, de 400 metros de comprimento, ficou preso na diagonal de uma seção sul do canal com ventos fortes na terça-feira passada (23/3), interrompendo o tráfego na via marítima mais curta entre a Europa e a Ásia.

Alternativas ao milho

(Foto: United Soybean Board/CCommons)

Implantar o sistema de duas safras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para incentivar o aumento do cultivo de trigo, triticale, cevada, centeio, canola e aveia no inverno como alternativa ao milho na composição da ração para aves e suínos.

É com este objetivo que vem avançando o chamado Plano Duas Safras, que une o ex-presidente e atual conselheiro da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, chefes e técnicos de quatro unidades da Embrapa, o presidente do sistema Farsul, Gedeão Pereira, representantes das indústrias do setor, como JBS e BRF, e diretores de cooperativas da região sul.

Liderança no setor plant-based

(Foto: Getty Images)

A escalada dos produtos à base de plantas abre uma oportunidade para o Brasil se consolidar como principal fornecedor de ingredientes da nova indústria de proteínas alternativas. Entre os trunfos estão a biodiversidade única e a potência de um agronegócio forte e respaldado pelo mercado internacional.

A ascensão do setor já chama a atenção do Ministério da Agricultura, que pretende lançar um plano nacional de proteínas alternativas ainda neste ano. O primeiro debate público, com foco nesse tema e novos ingredientes, foi neste mês, durante a FoodTech Expo.

Máscaras com crustáceos

(Foto: Secom UnB/Divulgação)

Uma molécula natural obtida a partir da casca de crustáceos pode ajudar na confecção de máscaras bastante eficientes para a inativação do novo coronavírus. Apelidado de Vesta, o equipamento de proteção foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) por meio de nanotecnologia.

A ideia é disponibilizar a máscara inicialmente a profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais estabelecimentos de saúde interessados. Se tudo der certo, ela poderá ser oferecida, posteriormente, à população em geral.
Source: Rural

Leave a Reply