Skip to main content

(Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

A colheita da safra 2020/21 de soja do Brasil atingiu 71% da área cultivada até a última quinta-feira (25/3), superando a média de cinco anos para esta época, informou a consultoria AgRural, em nota, nesta segunda-feira (29/3).

Com avanço de 12 pontos percentuais em uma semana, os trabalhos terminaram acima da marca de 70% vista na média dos últimos anos, embora tenham continuado atrás do ritmo do ano passado, quando alcançavam 76%.

Especialistas já apontavam na semana passada que o clima favorável deveria ajudar a acelerar a colheita e falavam em possibilidade de os trabalhos alcançarem a média histórica.

saiba mais

Colheita de soja em MT chega a 97% da área de 2020/21; plantio de milho perto do fim

 

"O tempo mais seco favoreceu o avanço das colheitadeiras na maioria dos Estados. Em Mato Grosso, a colheita já está praticamente finalizada, mas o excesso de umidade ainda dificulta os trabalhos nos últimos talhões. De todo modo, os problemas de qualidade já diminuíram significativamente", disse a AgRural.

A consultoria enviou a clientes na semana passada uma revisão de safra na qual manteve sua estimativa de produção de soja do Brasil em 133 milhões de toneladas.

"Embora o excesso de chuva em diferentes momentos do primeiro trimestre do ano tenha resultado em perdas de produtividade em Mato Grosso e no Paraná, os cortes feitos nesses dois Estados foram compensados por rendimentos mais altos em outros, com destaque para o Rio Grande do Sul", afirmou.

saiba mais

Rio Grande do Sul deverá ter safra recorde de soja com mais de 20 milhões de toneladas

 

Enquanto isso, os preços da soja subiram no mercado brasileiro na semana passada, informou nesta segunda-feira (29/3) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

O movimento, segundo pesquisadores, esteve atrelado às valorizações externa e cambial e à retração dos produtores de soja. Segundo o Cepea, mais da metade da safra 2020/21 já foi comercializada, e, agora, os sojicultores preferem colher e armazenar o grão, na expectativa de vender a oleaginosa a valores maiores nos próximos meses.

No mercado spot, o indicador Esalq/BM&FBovespa em Paranaguá (PR) subiu 2,3% entre 19 e 26 de março, chegando a R$ 172,05 pela saca de 60 kg na sexta-feira (26/3). Já o indicador Cepea/Esalq Paraná avançou 2,8% na mesma comparação, a R$ 165,07.

saiba mais

Brasil deve bater recorde na exportação de soja em 2021

 

Milho

No milho, a semeadura da segunda safra alcançou na quinta-feira 98% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, de acordo com a AgRural.

"Apesar do atraso no plantio, a safra se desenvolve bem em toda a região. De todo modo, e com exceção de Mato Grosso, onde continua chovendo com frequência, muitos produtores já se mostram preocupados com a previsão de pouca chuva nesta última semana de março e na primeira semana de abril", afirmou.

A AgRural estima a produção de milho safrinha 2021 atualmente em 80,6 milhões de toneladas, mas a projeção deverá ser revisada a partir de maio para levar em conta as condições climáticas enfrentadas pela safra em cada Estado produtor.

saiba mais

RS e SC planejam duas safras de inverno para substituir uso de milho na ração animal

 
Source: Rural

Leave a Reply