Skip to main content

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

A estimativa de safra de soja do Rio Grande do Sul, terceiro maior Estado produtor no Brasil, foi revisada para cima nesta quinta-feira (25/3), para um volume recorde de mais de 20 milhões de toneladas, com produtores contando com boas chuvas em janeiro, considerado um mês chave para definir produtividades, informou a Emater-RS.

"Rompemos duas barreiras nesta safra: os 6 milhões de hectares (na área plantada) e os 20 milhões de toneladas", disse o diretor técnico da Emater-RS, Alencar Rugeri, durante live para apresentar os números.

saiba mais

Brasil deve bater recorde na exportação de soja em 2021

 

Inicialmente, a empresa de assistência técnica do Rio Grande do Sul havia projetado a safra de soja gaúcha em 18,95 milhões de toneladas. Com a expectativa renovada, a colheita de soja do Rio Grande do Sul deverá quase dobrar na comparação com a temporada anterior, quando a produção somou 11,22 milhões de toneladas, impactada por severa seca.

A produtividade da safra de soja gaúcha deve crescer 76,6% ante a temporada passada, para 3.326 quilos por hectare, o segundo maior patamar da história do Estado.

saiba mais

Agricultores do Paraná plantam soja em áreas de renovação de canavial em São Paulo

 

Rugeri ponderou que a safra, cuja colheita está apenas em seu início, ainda precisa de chuvas. Mas afirmou ter "convicção de a estimativa de super safra deverá se confirmar" devido às indicações dos números até o momento.

Caso o clima colabore, a colheita deverá ser finalizada em abril, disse o especialista. O Rio Grande do Sul tem ficado, nos últimos anos, atrás de Mato Grosso e Paraná na produção de soja do país, o maior produtor e exportador global da oleaginosa.

saiba mais

Chuva pode atrapalhar colheita de soja no RS, avalia Rural Clima

 

Com a projeção atual para 2020/21, de 20,2 milhões de toneladas, o Estado gaúcho deverá ficar bem próximo do Paraná, cuja safra foi estimada no mês passado em 20,34 milhões de toneladas.

A safra de milho do Rio Grande do Sul foi projetada em 4,3 milhões de toneladas em 2020/21, ante 4,15 milhões no ciclo anterior, mas ficou abaixo das expectativas devido à seca em dezembro.
Source: Rural

Leave a Reply