Skip to main content

(Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (25/3) no site da Revista Globo Rural.

Alerta na carne

 

(Foto: Getty Images)

 

A indústria da carne de Santa Catarina, maior produtor de suínos e segundo maior de aves do país, entrou em alerta com a supervalorização e a escassez de milho no Estado. Pelos cálculos das agroindústrias desses setores, não há dúvidas de que haverá crise de desabastecimento de proteína animal no mercado.

Como principal insumo das agroindústrias de transformação de proteína animal, a insuficiência de milho pode desequilibrar as cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura. Afinal, o grão representa pelo menos 50% dos custos de produção.

Suínos mais baratos

 

(Foto: Rogério Albuquerque / Editora Globo)

 

Com as vendas no atacado a passos lentos em função da economia enfraquecida e das restrições impostas por causa do novo coronavírus, os preços da carne suína e do animal vivo têm caído nas regiões produtoras, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em relatório.

Conforme o centro de estudos, nesta semana os preços do suíno vivo comercializado no mercado independente passaram a operar abaixo do verificado para o animal de produção integrada, "situação que não era observada peloCepea desde maio de 2018", cita o estudo.

Bacon de tapioca

 

(Foto: Fazenda Futuro/Divulgação)

 

Pioneira na produção de carne à base de plantas no Brasil, a Fazenda Futuro anunciou que lançará um bacon vegano no mercado nacional. Segundo a foodtech, o produto está em fase final de desenvolvimento e deve chegar nos próximos meses a supermercados e foodservices.

A composição do Futuro Bacon é mantida em sigilo, mas a empresa revelou que a base dele será de tapioca. A ideia é que a tecnologia aplicada entregue a textura e o aroma característicos do bacon de origem animal.

Recorde na exportação de soja

 

(Foto: REUTERS/José Roberto Gomes)

 

As exportações brasileiras de soja devem alcançar o recorde de 85,5 milhões de toneladas neste ano, estimou nesta quinta-feira (25/3) a consultoria Datagro, que também vê máximas históricas para os embarques de grão, óleo e farelo.

Se confirmado, o volume de exportações no maior produtor e exportador global de soja terá um aumento de 2,5% ante 2020. A expectativa considera a atual projeção de safra 2020/21, de 135,6 milhões de toneladas para o Brasil, 7% a mais em relação à temporada anterior, com colheita de 127,1 milhões de toneladas.

Super safra no RS

 

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

A estimativa de safra de soja do Rio Grande do Sul, terceiro maior Estado produtor no Brasil, foi revisada para cima nesta quinta-feira (25/3), para um volume recorde de mais de 20 milhões de toneladas, com produtores contando com boas chuvas em janeiro, considerado um mês chave para definir produtividades, informou a Emater-RS.

"Rompemos duas barreiras nesta safra: os 6 milhões de hectares (na área plantada) e os 20 milhões de toneladas", disse o diretor técnico da Emater-RS, Alencar Rugeri, durante live para apresentar os números.

Trigo atrativo no Paraná

 

(Foto: Nupur Das Gupta/CCommons)

 

A safra de trigo do Paraná, maior produtor do cereal do Brasil, foi estimada nesta quinta-feira (25/3) em um recorde de 3,77 milhões de toneladas em 2021.

O aumento é de 21% ante 2020, com produtores sendo incentivados a aumentar o plantio em meio a preços favoráveis, de acordo com a primeira estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) para o novo ciclo.

Soja no canavial 

 

(Foto: Arquivo pessoal)

 

A área plantada de soja nesta safra em São Paulo passou de 1,1 milhão de hectares, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), o que representa 250 mil hectares a mais em três anos. Dez por cento desse crescimento pode ser atribuído a uma parceria entre usinas sucroalcooleiras e uma cooperativa, que “importou” produtores do Paraná para semear o grão em áreas de renovação de canaviais no noroeste paulista.

O projeto da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Maringá (PR), começou com 19 famílias de produtores considerados de bom desempenho agronômico para a semeadura de cinco hectares na safra 2019/2020 em terras arrendadas da Usina Cocal, nas unidades de Paraguaçu Paulista e Narandiba. Nesta safra, já com 100 produtores e mais duas usinas participantes (Atvos, de Teodoro Sampaio, e Umoe Bionergy, de Sandovalina), a área quintuplicou. O plano é estabilizar entre 35 mil e 40 mil hectares.

Jardim filtrante para mudas

 

(Foto: Divulgação/Embrapa)

 

Quando conversou com a Globo Rural por telefone, Flávio Marchesin preparava uma encomenda de 35 mudas de espécies ornamentais que cultiva em seu sítio em São Carlos, interior de São Paulo.

A produção foi obtida em apenas 10m², onde há nove anos ele instalou o primeiro jardim filtrante da Embrapa Instrumentação, sistema desenvolvido pela estatal para filtrar águas cinzas, como é chamado o esgoto doméstico que não tenha sido contaminado por fezes e urina – como a água da pia da cozinha e da lavagem de roupas.

Energia eólica 

 

(Foto: Thinkstock)

 

Relatório divulgado nesta quinta-feira (25/3) pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) aponta o Brasil como o carro-chefe do setor na América Latina nos próximos anos, respondendo por ao menos 37% da expansão projetada até 2025.

Segundo o estudo, o país é o 7º no mercado global e, em 2020, perdeu apenas para China e EUA em termos de capacidade instalada – em 2019, o Brasil não chegou a figurar na lista dos 10 primeiros colocados do levantamento.
Source: Rural

Leave a Reply