Skip to main content

(Foto: Thinkstock)

 

Relatório divulgado nesta quinta-feira (25/3) pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) aponta o Brasil como o carro-chefe do setor na América Latina nos próximos anos, respondendo por ao menos 37% da expansão projetada até 2025.

Segundo o estudo, o país é o 7º no mercado global e, em 2020, perdeu apenas para China e EUA em termos de capacidade instalada – em 2019, o Brasil não chegou a figurar na lista dos 10 primeiros colocados do levantamento.

saiba mais

Estudo pioneiro aponta que café mineiro sustentável tem emissão negativa de CO²

 

Em meio aos impactos econômicos da pandemia, a indústria eólica instalou um recorde de 93 GW de nova capacidade em 2020 – incremento de 53% em relação ao ano anterior, segundo o relatório.

A capacidade global total de energia eólica é agora de até 743 GW, ajudando o mundo a evitar a emissão de mais de 1,1 bilhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões anuais de carbono de toda a América do Sul.

saiba mais

Fazenda mineira economiza mais de R$ 26 mil por mês com painéis de energia solar

 

Além de eliminar burocracias e melhorar a infraestrutura para viabilizar as novas instalações, o GWEC recomenda que os mercados de energia incorporem os verdadeiros custos sociais e ambientais da poluição gerada pelos combustíveis fósseis. Essa medida, defendem, facilitaria uma rápida transição para um sistema baseado em energia renovável.

"É realmente encorajador ver um crescimento recorde na China e nos EUA no ano passado, mas agora precisamos que o resto do mundo se mobilize para nos levar onde precisamos estar", avalia Ben Backwell, CEO da GWEC.

saiba mais

Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país

 

Para ele, embora muitas grandes economias tenham anunciado metas líquidas zero a longo prazo, ainda não há certeza de que ações urgentes e significativas serão tomadas para validar esses níveis de ambição. "A cada ano que passa, a montanha a ser escalada nos anos seguintes fica mais alta", alerta.

"Em cada grande cenário analisado neste relatório, o mercado eólico deve se expandir rapidamente durante a próxima década", avalia o chefe de inteligência e estratégia de mercado da GWEC, Feng Zhao. "Mas a indústria eólica deve ter clareza de que este crescimento não acontecerá espontaneamente, e intervenções políticas urgentes são necessárias em todo o mundo", completa.
Source: Rural

Leave a Reply