Skip to main content

Rebanho de gado nelore (Foto: Divulgação/Fazenda Terra Boa)

 

Um possível atraso na recuperação da oferta de gado pronto para abate no país poderia comprometer o desempenho do PIB da Agropecuária em 2021, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em carta de conjuntura sobre o setor, divulgada nesta terça-feira (23/03). No documento, o Ipea elevou de 1,5% para 2,2% a previsão para o crescimento do setor este ano, puxado principalmente por uma safra recorde de soja e milho e uma maior expansão na produção de aves, de 3,8%.

“Os animais nascidos das vacas e novilhas retidas em determinado trimestre só devem atingir a idade para abate por volta de oito trimestres à frente. Dessa maneira, um aumento mais significativo na oferta de novilhos para o abate provavelmente só deve ocorrer após o primeiro trimestre de 2021”, afirma a instituição em nota. Após uma queda de 5,4% em 2020, o Ipea projeta um crescimento 1,5% na produção de carne bovina este ano.

A partir de dados do Sistema de Inspeção Federal (SIF), o Ipea destaca que a queda de 17,8% nos abates em janeiro deste ano foi menor entre os animais mais jovens – “o que indica que um número reduzido de animais nascidos das fêmeas retidas no ciclo citado atingiu a idade do abate, mas que os demais animais ainda necessitam de alguns meses para atingir a idade necessária para serem abatidos”.

“Os últimos dois trimestres de 2020 contaram com quedas, em relação ao mesmo período do ano anterior, de 6,1% e 5,9%, em ordem. Isto confere certo espaço para que seja observado crescimento na produção de bovinos no segundo semestre de 2021”, diz o instituto.

saiba mais

Pode chamar de carne? Como ter um produto seguro? O que se discute sobre proteínas alternativas no Brasil

Eles trocaram a cidade pelo campo para produzir alimentos. Saiba quem são os neorrurais

 

O Ipea também descartou impactos da segunda onda de Covid-19 sobre a produção agropecuária prevista para este ano, mas alertou para a elevada concentração do resultado esperado na safra de grãos. De 25 produtos analisados, a expectativa é de menor produção em 12 neste ano. Com isso, a confirmação de um alto crescimento na produção de soja deve ser determinante para a alta do PIB do setor vegetal este ano, prevista em 7,3%

“As estimativas de alta no LSPA [Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, feito pelo IBGE] não são disseminadas, e isso dificulta uma compensação no caso de alguma frustração na colheita de soja”, afirma o Ipea.

Ainda assim, o instituto ressalta que a demanda internacional aquecida levou a um aumento de 3,1% da área plantada de soja e de 3,3% na de milho, enquanto no setor de proteína animal os preços mais altos da carne bovina devem estimular a demanda por alternativas mais baratas. “Nesse sentido, a volta do auxílio emergencial também deve contribuir para a elevação da demanda pelas carnes suína e de frango”, avalia o instituto de pesquisas.
Source: Rural

Leave a Reply