Skip to main content

Logo da ADM em tela na bolsa de valores de Nova York, EUA (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)

 

A gigante de trading e processamento de commodities agrícolas ADM anunciou nesta terça-feira algumas metas de sustentabilidade como forma de proteger florestas e a biodiversidade, estabelecendo 2022 como o prazo final para ter rastreada a origem de todas as suas compras indiretas de produtos como soja e milho.

Atualmente, a companhia já monitora via satélite e com o cruzamento de dados públicos todas as compras feitas diretamente junto aos produtores, mas não aqueles grãos originados por meio de parceiros em países como Brasil, Paraguai e Argentina.

saiba mais

BC abre consulta sobre critérios de sustentabilidade no crédito rural

 

Além disso, a ADM afirmou que quer eliminar, até 31 de dezembro de 2030, a compra de produtos de áreas florestais convertidas em lavouras, ainda que o desflorestamento tenha sido realizado legalmente –no Brasil, pela lei, produtores podem desflorestar parte de suas terras, em percentuais que dependem da região.

No início do mês, uma das rivais da ADM, a Bunge, anunciou o lançamento de um programa para monitorar a soja adquirida de fontes indiretas no Cerrado brasileiro, em momento em que o mundo cada vez mais se preocupa com o desflorestamento associado à agricultura ou pecuária.

A ADM, assim como a Bunge e outras grandes tradings do setor, já tem por política não comprar soja com origem em desmatamento ilegal.

Mas a Bunge estabeleceu uma meta mais ambiciosa sobre a data limite para comprar grãos do Cerrado que tenham sido cultivados em áreas desflorestadas dentro da legalidade: 31 de dezembro de 2024.

ADM, Bunge e outras companhias já são signatárias de um acordo privado chamado Moratória da Soja, que proíbe a compra de grãos cultivados em áreas do bioma amazônico desmatadas após 2008, mesmo que o desflorestamento de parte da propriedade tenha ocorrido de forma legal.

saiba mais

Syngenta anuncia lançamento de dois fungicidas para sojicultura brasileira

 

"A ADM é a ponte entre o produtor na fazenda e o consumidor que encontra as marcas em nossas mesas, e estamos em uma posição única para influenciar as práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento", disse o presidente e CEO da ADM, Juan Luciano, em nota.

"Estamos totalmente comprometidos com as florestas nativas e com a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos em nossa cadeia de abastecimento. Esta nova política reafirma o compromisso da ADM com a compra responsável e nos ajudará a reduzir ainda mais o impacto de nossas operações e cadeia de suprimentos, e continuará a manter nossos fornecedores em padrões elevados", afirmou.

A ADM disse que também promoverá outras iniciativas que protejam a vegetação nativa com o objetivo de acabar "no menor tempo possível com a conversão da vegetação em biomas Cerrado e Chaco na América do Sul".

A empresa disse que divulgará um relatório sobre o assunto até o final do primeiro trimestre de 2022.
Source: Rural

Leave a Reply