Skip to main content

Rony Dronov pescou, mostrou e soltou o peixe quase do seu tamanho (Reprodução: Instagram) (Foto: Rony Dronov/Arquivo pessoal)

 

Desta vez, a história não é de pescador e sim de um agricultor do Mato Grosso do Sul. Rony Dronov, de 35 anos e 1,77m, conseguiu pegar no último sábado (13/3) um peixe de 60 kg que é apenas quatro centímetros menor que ele. A foto dele abraçando o pintado em pé na beira do rio Dourado, no município de Deodápolis, viralizou nas redes sociais nesta semana.

A luta para tirar o peixe da água levou mais de uma hora e só foi bem-sucedida graças à ajuda da mulher, Bel Catharini, e de dois outros pescadores. “Foi uma loucura daquelas quando eu percebi que tinha fisgado o grandão", contou o agricultor.

"Eu estava usando uma carretilha simples de 120 metros para peixes de 10 kg. Passei a vara para minha mulher, e com a ajuda de dois colegas, fomos descendo o rio. Com todo cuidado, conseguimos colocá-lo no barco”, disse. 

Após a foto e vídeos, Dronov deixou o peixe descansar e o soltou com cuidado. Adepto do pesque e solte há 4 anos, o agricultor disse que o pintado, espécie nativa do Pantanal classificada como peixe de couro que pode alcançar até 2 metros, foi sua maior façanha.

saiba mais

Morte de peixes gera disputa entre hidrelétrica de Sinop e órgão ambiental de MT

Poluição do mar desafio pesca artesanal no Brasil e causa excassez de peixes

Isca artifical permite o aumento de mais de 50% de produtividade na pesca artesanal, aponta estudo

 

 

 

Em suas páginas nas redes sociais, ele compartilha várias fotos de suas pescarias. A legislação no Mato Grosso autoriza a modalidade pesque-solte, mas impede a captura e consumo de pintados com mais de 1,25 metro.

Embora os maiores peixes do Brasil sejam o pirarucu e a piraíba, da região amazônica, que podem chegar a 2,5 metros e 200 quilos, a maioria dos relatos de peixes grandes capturados por pescadores vem do Mato Grosso do Sul.

Em setembro do ano passado, o contador Odacil Barbosa Júnior pegou um pintado de 60 quilos e de 1,70 metro de comprimento no rio Brilhantão, também em Deodápolis. Em um vídeo, ele compartilhou o momento da soltura do peixe.

Três meses antes, a dentista Nicele Furtado de Freitas, de 37 anos, tinha pescado um gigante da espécie jaú de 80 quilos e 1,73 metro no rio Jauru, em Alcinópolis, na região norte do Estado.
Source: Rural

Leave a Reply