Skip to main content

Ministra Tereza Cristina defendeu o mercado brasileiro como atrativo para títulos verdes (Foto: Mapa)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu, nesta sexta-feira (19/3), que o agronegócio brasileiro é uma boa alternativa para o investimento nos chamados títulos verdes, papeis atrelados a critérios de sustentabilidade. Ela participou por videoconferência de um evento internacional sobre finanças, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnuma), que reuniu pela internet participantes do Brasil e do exterior.

“Queremos aproveitar os mercados financeiros e domésticos ainda com muita liquidez. Existem trilhões de dólares e reais em busca de boas alternativas de investimento, melhores retornos e riscos menores. O nosso agronegócio oferece, com certeza, essas oportunidades”, ressaltou a ministra, segundo a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

saiba mais

Dívidas com fundos constitucionais já podem ser renegociadas

Brasil é maior fronteira de investimento no mundo, diz Guedes

 

De acordo com a pasta, em 2019, o Brasil emitiu o equivalente a apenas 0,5% de todos os títulos verdes no mundo, que somam US$ 1,5 bilhão. E o governo tem adotado medidas para melhorar o ambiente de negócios e reduzir a burocracia para a entrada de capital estrangeiro no mercado brasileiro.

Entre as iniciativas, a nota do Ministério menciona a aprovação da chamada Lei do Agro, em 2020, e uma parceria firmada em 2019 com a Climate Bonds Initiative (CBI), considerada a maior certificadora de títulos verdes no mundo.

"Cada vez mais sustentável"

De acordo com a nota do Ministério da Agricultura, de 1977 a 2018, a produção de grãos do Brasil aumentou 425% enquanto o aumento da área plantada foi de pouco mais de 40%. Ao mencionar esses números durante o evento, a ministra Tereza Cristina ressaltou ainda que a produção alcançou importantes indicadores de produtividade e que o Brasil mantém 66% de sua vegetação nativa preservada.

“Nossa produção é cada vez mais sustentável. Graças às condições naturais e climáticas favoráveis, temos capacidade de colher duas safras ao ano em uma mesma área, podendo chegar a três com o emprego de tecnologias sustentáveis. Algo impossível para agricultura em países com clima temperado”, destacou a ministra.

Tereza Cristina ressaltou ainda que o Brasil possui diversos programas que possibilitara a recuperação de milhões de hectares de pastagens degradadas e ociosas, possibilitando a expansão da atividade agropecuária sem a necessidade de desmatamento. Entre os exemplos, ela pontuou o sistema de produção baseado na integração lavoura-pecuária-floresta.
Source: Rural

Leave a Reply