Skip to main content

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (18/3) no site da revista Globo Rural.

Amazônia

(Foto: Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (18/3) que o setor público é decisivo no processo de desenvolvimento sustentável da Amazônia, mas que os investimentos da iniciativa privada são fundamentais para a realização prática dos projetos. A declaração foi dada no lançamento da Iniciativa Amazônia, durante a 61ª Reunião Anual do Conselho de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O setor público é um ator decisivo no processo de desenvolvimento sustentável da Amazônia. O fundo atuará em respeito às prioridades nacionais e aos interesses soberanos de cada país. Mas não podemos abrir mão da versatilidade, da inovação e da capacidade de investimento da iniciativa privada, que será fundamental na realização de projetos”, disse Bolsonaro.

Preço do milho

(Foto: Divulgação)

Com 40% da produção da safra 2021/2022, que sequer foi plantada, já vendida, a direção da SLC Agrícola reforçou nesta quinta-feira (18/3) que as mudanças no mercado mundial de milho e a melhoria na infraestrutura para escoamento da safra no Mato Grosso tornaram o cereal brasileiro um “produto de exportação” e que “se o mercado interno não ficar atento, vai ter que pagar preço de paridade de importação”.

“Na prática, o que acontece com essa possibilidade de fazer exportação futura de milho, o que era raro no passado, o mercado vai ter que se atentar a isso ou senão vai ficar sem milho”, destacou o diretor financeiro da SLC Agrícola, Ivo Marcon Brum.

Desafio contra desperdício

(Foto: Pierre Duarte/Ed. Globo)

A Bayer lançou, nesta quinta-feira (18/3), durante o segundo dia do Food Tech Expo 2021, o Food Loss Challenge, uma competição para startups de soluções contra o desperdício de alimentos no campo. Centralizado no Brasil, o desafio é identificar empresas de impacto global na cadeia de produção de frutas e hortaliças com o intuito de reduzir perdas.

“Temos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos perdidos por ano no mundo. São muitas calorias e vitaminas perdidas, que não vão alimentar as pessoas, e é um uso sem fim de terra, água e energia. Isso nem sempre é calculado para a sociedade porque é algo que a gente não vê”, salientou Caspa van Rijnbach, líder de TI e Transformação Digital da Bayer, durante a apresentação no evento.

Desemprego no agronegócio

(Foto: Niels Andreas/Ed.Globo)

A população ocupada (PO) no agronegócio somou 17,3 milhões de trabalhadores em 2020, queda de 5,2% (ou de 949 mil pessoas) ante 2019, de acordo com pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq. As informações foram extraídas dos microdados da PNAD-Contínua e de dados da RAIS.

A diminuição dos postos de trabalho no setor foi menor que o resultado geral do país, aponta o levantamento. O número de ocupados no Brasil registrou queda de 7,9% na comparação dos dois últimos anos, o equivalente a 7,3 milhões de pessoas. Com isso, a participação do agronegócio no mercado de trabalho nacional aumentou para 20,1%, contra 19,5% em 2019.

Queda no abate de bovinos

(Foto: Divulgação)

Os produtores brasileiros abateram 29,7 milhões de cabeças de bovinos em 2020, um recuo de 8,5% em relação ao ano anterior, segundo os dados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada nesta quinta-feira (18/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado interrompe uma sequência de três anos de crescimento na atividade. Em relação a 2019, o único mês de 2020 a apresentar aumento no abate foi junho (68,6 mil cabeças a mais), enquanto a queda mais intensa ocorreu em abril (382,6 mil cabeças a menos).

 

Hortifruti

(Foto: Thinkstock)

Mesmo em um período de redução na oferta de hortaliças, preços de produtos como batata e tomate tiveram queda nas principais centrais de abastecimento do Brasil em fevereiro, de acordo com o Boletim Prohort, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O boletim deste mês foi divulgado nesta quinta-feira (18/3).

De acordo com a Conab, em São Paulo, por exemplo, o preço do tomate caiu 26%. No Rio de Janeiro, o preço da batata teve retração de 52%. O relatório da Conab leva em consideração uma cesta de frutas e hortaliças de alto consumo e que tem peno no cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do governo.

Pandemia pesou no ICMS

(Foto: Thinkstock)

O agravamento da pandemia de Covid-19 e o aumento das medidas de distanciamento social para conter a transmissão do novo coronavírus foram determinantes para o Governo de São Paulo voltar atrás no aumento do ICMS sobre a comercialização de carnes em pequenos varejos e sobre o leite pasteurizado no Estado. Foi o que disse à Globo Rural o secretário de Agricultura do Estado, Gustavo Junqueira.

Meses atrás, depois da aprovação de um projeto de reforma fiscal pela Assembleia Legislativa (Alesp), São Paulo havia anunciado a retirada de benefícios fiscais, o que resultou na majoração da alíquota para mais de 480 setores da economia. A decisão levou, inclusive, a protestos de representantes da agropecuária paulista. Junqueira afirma que o Estado não contava com uma segunda onda tão forte de contaminações a ponto de levar novamente a um fechamento de parte do comércio.

Unilever e os ultraprocessados

(Foto: Reprodução/YouTube)

A Unilever, empresa global com marcas em diversos setores, inclusive de alimentos, sugeriu, na quarta-feira (17/3), durante a Food Tech Expo 2021, que produtos classificados como ultraprocessados podem ser mais saudáveis do que a comida caseira. Em apresentação, durante o primeiro dia do evento, a gerente de Saúde e Nutrição para a América Latina da Unilever, Fernanda Martins, chamou de mitos a associação dos conceitos de saudabilidade e sustentabilidade à alimentação preparada no ambiente doméstico.

"Mito derrubado: a comida caseira não é necessariamente saudável. Temos que prestar atenção em como preparamos as nossas refeições em casa", disse ela. "Não consumir ultraprocessados não garante que uma alimentação seja saudável. Alimentação com baixo consumo de ultraprocessado não parece ser saudável", acrescentou, citando informações de consumo no Brasil, Canadá e no Reino Unido.

Agrotóxicos

(Foto: Getty Images)

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre determinou a suspensão imediata do uso de agrotóxicos em uma propriedade rural de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A juíza Clarides Rahmeier considerou que a deriva da pulverização aérea de uma lavoura de arroz causou prejuízos à produção orgânica dos assentados em Santa Rita e Eldorado do Sul. A decisão foi publicada no último dia 12.

A ação foi ajuizada pelo Núcleo Amigos da Terra Brasil, Instituto Preservar, Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Associação Comunitária 29 de Outubro, Associação Brasileira de Agroecologia e Associação Amigos do Meio Ambiente contra a União, o proprietário da fazenda, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o Estado do RS.
Source: Rural

Leave a Reply