Skip to main content

Chuvas devem se concentrar sobre Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia São Paulo e Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Rural Clima)

 

A frente fria que avançou sobre o território brasileiro na quarta-feira (17/3), passou pela região sul levando chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, afirma o Alerta Agroclimático da Rural Clima. Nesta quinta-feira (18/3), ela se encontra na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro, além de formar zonas de instabilidade sobre Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Também há previsões de chuvas para o Pará e todo o Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

saiba mais

Soja em Mato Grosso teve perdas de R$ 1,3 bilhão por excesso de chuva

 

A sexta-feira (19/3) não deve ser diferente. De acordo com o agropmeteorologista Marco Antônio dos Santos, os corredores de umidade ainda se encontrarão sobre a faixa central e norte do Brasil. Por isso, a previsão é de alto volume de chuva a qualquer hora, com possibilidade de invernada.

Paraguai, Argentina, Uruguai e toda a região sul do país terão o tempo aberto. Assim como o norte de minas e sul do oeste da Bahia. Essas regiões só devem ter chuvas novamente no sábado (20/3), quando uma nova frente fria avançar sobre o cone sul do país, possibilitando assim uma condição extremamente favorável ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, em especial o milho que já está sendo semeado no Paraná e no Paraguai. E o final de semana nas regiões centrais e norte deve continuar com chuvas, porém na forma de pancadas.

Segundo a Rural Clima, na semana que vem, o volume de precipitações deve voltar a crescer na região oeste do Brasil. Assim, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e boa parte do oeste de Goiás, Tocantins e Maranhão deverão receber muitas chuvas já na segunda-feira. Novamente atrapalhando a colheita na região, pelo menos até o dia 24 ou 25 quando o tempo começa a abrir novamente.

Para o mês de abril a previsão é de um acumulo maior de chuvas na região sul e um alívio das outras áreas. Mas de acordo com a Rural Clima não é nada que possa prejudicar a colheita da soja nas regiões produtoras.

saiba mais

AgRural não descarta corte na safra de soja do Brasil se chuva persistir

 
Source: Rural

Leave a Reply