Skip to main content

(Foto: Valdemir Cunha)

 

Metais nocivos em potencial à saúde humana – como cádmio, cromo e ferro – foram encontrados nas águas de 14 riachos das três áreas de drenagem que abastecem municípios da região do Alto Uruguai, no norte gaúcho. A presença das substâncias está relacionada à ocupação agrícola na área. Para chegar à constatação, pesquisadores da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) estudaram o caranguejo Aegla por ele permanecer por longos períodos no mesmo local e, assim, acumular muitos contaminantes, sendo considerado um bom “bioindicador”. Os resultados estão na edição da última segunda-feira (15/3) da Brazilian Journal of Biology.

“Não é possível fazer uma relação direta entre as respostas em Aegla e seres humanos. Entretanto, a análise de qualidade de água a partir de bioindicadores é aceita pela comunidade científica como um método eficiente de diagnóstico precoce da condição ambiental”, explica uma das coordenadoras do estudo, Albanin Mielniczki-Pereira.

De acordo com ela, metais pesados podem derivar de fertilizantes fosfatados e são contaminantes tóxicos para o organismo humano. “Podemos dizer que quanto mais tempo uma pessoa tiver contato com cádmio, cromo e ferro, maiores são as chances de eles se acumularem no corpo e, a longo prazo, terem efeitos nocivos”, detalha.

saiba mais

Dia Mundial da Água: bilhões não têm acesso à água e sabão

Brasil tem água para irrigar apenas 22% da sua área agropecuária atual

 

O estudo encontrou uma correlação entre os resíduos e a prática agrícola, atividade econômica importante no norte do Rio Grande do Sul. Na análise de Mielniczki-Pereira, a solução para o impasse é mitigar os impactos da atividade no ambiente hídrico.

“Um caso de sucesso foi o projeto “Caleli” que visou trabalhar com a melhoria ambiental dos imóveis rurais, fazendo recuperação de áreas de borda de Rios, instalando pontilhões rurais sobre os riachos, para passagem de máquinas agrícolas e animais, instalação de sistemas de tratamento de efluentes das residências rurais e atrelado a estes cursos de capacitação dos agricultores”, recorda a docente.

saiba mais

5 maneiras de economizar água na irrigação

Água encanada ajuda a preservar mananciais e aumenta produtividade da pecuária bovina na Amazônia

 

O projeto

Programa mobilizou 64 famílias que vivem da agricultura. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Erechim)

 

Caleli serve como acrônimo para Campo, Leãozinho e Ligeirinho, três rios analisados pela pesquisa que abastecem a cidade gaúcha de Erechim, onde o plantio de soja e milho, além da criação de gado leiteiro, são o carro-chefe da economia. Implementado entre 2014 e 2015, o programa mobilizou 64 famílias que vivem da agricultura em uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a URI, a Furg e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU), viabilizada pelo fundo da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento).

À época, os três mananciais eram as únicas fontes de água para a cidade, que enfrentava ocasionais crises de escassez de água, de acordo com Douglas Cenci, presidente do Sutraf-AU. O Caleli surgiu, inclusive, na esteira de “termos de ajustes de conduta ajuizados pelo Ministério Público para os agricultores se comprometerem a preservar os rios”, recorda. “Antes da parceria com a prefeitura e as universidades, eram apenas ações de conscientização e doação de mudas para plantio nas margens”.

Segundo o agricultor, o problema da quantidade de água foi solucionado por uma obra de transposição no Rio Cravo, entregue pela Corsan no fim de 2019. “Foi o que garantiu nos últimos dois anos que Erechim não ficasse em racionamento”, conta. “Mas a preservação ambiental, das nascentes, dos leitos e da mata também devem ser observados. O assoreamento do rio pode atrapalhar também na qualidade”, acrescenta.

saiba mais

Lei direciona recursos do ICMS para preservação ambiental, em São Paulo

Lucro com a preservação: é realmente possível?

 

A proposta de continuação do projeto Caleli contemplaria a conservação do Rio Cravo, mas ainda precisa não apenas de aprovação como também de execução. Uma segunda etapa, com orçamento previsto de R$ 500 mil, foi sancionada pela Câmara dos Vereadores de Erechim em 2016. Mas, segundo Douglas Cenci, o prefeito que assumiu em 2017, Luiz Francisco Schmidt (PSDB), nunca executou a verba, deixando o programa em suspenso. Com o início de um novo mandato na prefeitura em 2021, o sindicato retomou tratativas para retomar o Caleli.

Enquanto o projeto continua em espera, Cenci afirma que o Sutraf-AU mantém o trabalho de conscientização, mas lamenta a falta de estrutura. “Tínhamos uma gestora ambiental que fazia a execução lá na ponta e contávamos também com o auxílio das universidades para ministrar as oficinas. Agora é mais difícil”.

De acordo com o artigo “A contribuição do projeto CALELI no município de Erechim – RS”, publicado na revista Gestão Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, foi possível avaliar o avanço na recuperação e preservação das áreas degradadas, a sensibilização e interesse dos agricultores no cuidado com os recursos naturais e o despertamento da população ao consumo consciente e responsável. “Os resultados ambientais da implantação das medidas de adequação ambiental durante o período de 21 meses são visualmente perceptíveis.”

“Ainda há muita coisa a se fazer, porém este foi um projeto piloto com iniciativa do órgão mais próximo do agricultor, sendo o SUTRAF-AU, juntamente com os órgãos públicos municipais, onde a parceria foi executada com muito sucesso atendendo todas as metas”, conclui. Cenci vai na mesma direção: “São experiências que a gente tratou como um piloto que pudesse ser desenvolvido em outros municípios. Estamos dispostos a agregar mais entidades para incentivar atividades como essas”.

saiba mais

Como mensurar o impacto ambiental de sua fazenda

 

Planos para Erechim

A Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, esclarece que, o Caleli era uma fração de todo um grande programa de conservação e recuperação ambiental da bacia dos rios Campo, Leãozinho e Ligeirinho. “Existe uma área de proteção ambiental dentro da bacia hidrográfica e um plano de manejo que estabelece uma série de regramentos e programas”, acrescenta.

A atual gestão prefere não fazer manifestações sobre as definições e encaminhamentos tomados durante o último governo, mas o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, reforça trabalhar neste momento para retomar, atualizar e conversar com a sociedade para reconstruir o plano de manejo dos rios Leãozinho e Ligeirinho.

O presidente do Sutraf-AU disse à Globo Rural que havia uma audiência pública sobre a pauta marcada para o dia 04 de março, que acabou suspensa em razão da pandemia. O Rio Grande do Sul está sob decreto de bandeira preta, com restrições de mobilidade por critérios sanitários.

saiba mais

Relatórios mostram impacto ambiental após rompimento de barragem da Samarco

Guia sobre pagamentos por serviços ambientais será lançado para orientar políticas públicas

 

Impacto da atividade agrícola

Segundo a professora Albanin Mielniczki-Pereira, a contaminação da água por metais pesados não chegou a ocasionar casos de intoxicação em humanos, na área de estudo. “Acompanhamos a evolução nas últimas duas décadas por meio de biomonitoramento na região do Alto Uruguai. Uma análise de longo prazo ainda não foi realizada, mas seria pertinente”, afirma.

A hipótese da pesquisa surgiu das oscilações em marcadores de estresse no organismo de caranguejo Aegla. “Estas alterações apresentaram correlação com o nível de alguns metais coletados no sedimento dos riachos e também com o percentual de agricultura nas imediações das áreas de drenagem”, explica Albanin.

De acordo com o estudo, metais pesados podem ser bioacumulados em organismos vivos e esse processo é influenciado pelas estratégias alimentares e de agricultura. “Aplicação descontrolada de fertilizantes e defensivos agrícolas podem ter impactos na precipitação, erosão do solo e topografia da bacia hidrográfica. Os animais em áreas mais próximas a terras agricultáveis eram os que mais sofriam com estresse oxidativo”, discrimina a publicação.
Source: Rural

Leave a Reply