Skip to main content

Soja no Cerrado: bioma é responsável por mais da metade da produção brasileira. (Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Origem de mais da metade da soja produzida pelo Brasil, o Cerrado é foco de uma iniciativa que pretende estimular o desenvolvimento de tecnologias para fomentar a sustentabilidade na cadeia da soja dentro do Bioma. A ação é liderada pelo recém-criado Land Innovation Fund em parceria com o hub de inovação AgTech Garage, de Piracicaba (SP), e com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O objetivo do programa, batizado de Soja Sustentável do Cerrado, é encorajar empreendedores, startups e pesquisadores a desenvolverem novas tecnologias para a produção livre de desmatamento e que sejam viáveis técnica e economicamente.

Os interessados poderão se inscrever no programa a partir da próxima quinta-feira (18/3) no site do AgTech Garage O diretor do fundo, Carlos E. Quintela, afirma que estão previstos R$ 2,2 milhões em recursos para apoiar as startups selecionadas nos dois primeiros anos do programa. “Acredito que conseguiremos financiar de dez a 12 startups com esse dinheiro. Como estamos procurando novos parceiros para o fundo, esses recursos podem aumentar e atingir mais negócios”, diz.

Quintela lembra ainda que o objetivo é fazer o dinheiro chegar nos empreendedores, startups e pesquisadores, seja via fundo ou diretamente por empresas interessadas em apoiar as iniciativas. “Não queremos que o dinheiro ou a assistência técnica sejam impedimento para desenvolver inovações. É um risco alto e o desafio é complexo, mas se não houver instituições como a nossa, ninguém vai assumir esse risco e isso não é suficiente”, reforça.

O programa está dividido em etapas e impacta dois públicos: empreendedores e pesquisadores. As startups selecionadas no primeiro momento receberão mentorias e apoio técnico para amadurecerem suas ideias e inovações. A Embrapii tem papel fundamental nesta fase, que também abre oportunidades para instituições acadêmicas e pesquisadores interessados. Os selecionados participarão do programa de Fellowship do AgTech Garage. O objetivo da ação, segundo Quintela, é aproximar ciência da prática. “Um pesquisador que tem uma ideia, mas não sabe como fazer na realidade será conectado a um empreendedor. Precisamos falar com todos, agricultores e agricultoras. Grandes e pequenos. Quem trabalha com software e hardware e criar diálogos entre todos”.
Source: Rural

Leave a Reply