Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

O levantamento semanal realizado pela consultoria AgRural constatou que 46% da área cultivada com soja foi colhida até a última quinta-feira (11), ante 35% da semana anterior e os 59% registrados na mesma época do ano passado.

Segundo os analistas da AgRural, as chuvas seguiram frequentes em boa parte do país na semana passada, mas vieram intercaladas com aberturas de tempo aberto, o que permitiu um maior ganho no ritmo da colheita em diversos estados.

saiba mais

Colheita de soja começa no RS e lavouras têm boas condições, diz Emater

Chuvas e aumento da lavoura impulsionam mercado de defensivos para soja no Brasil

 

O levantamento mostrou que em Mato Grosso, maior produtor brasileiro, a colheita da soja segue para a reta final em algumas regiões, mas o atraso no geral do estado ainda é significativo. “Além disso, o excesso de umidade continua prejudicando a qualidade dos grãos, especialmente no médio-norte.”

No Rio Grande do Sul, que tem calendário mais tardio e onde a colheita ainda está muito no início, a safra tem grande potencial, mas um maior volume de chuva seria bem-vindo nos próximos dias para a finalização do enchimento de grãos., dizem os analistas.

A AgRural estima a produção de soja da safra 2020/21 em 133 milhões de toneladas. O número será revisado para clientes da consultoria no fim de março e não estão descartadas reduções de produtividade, devido ao excesso de chuva, especialmente em Mato Grosso.

Milho

Em relação ao milho safrinha, os analistas observam que devido ao fato de a janela ideal de plantio já estar fechada na maioria das regiões produtoras e se encerrar nesta segunda-feira onde o calendário mais tardio, os produtores avançaram o mais rápido que puderam com a semeadura, que na quinta-feira (11) chegou a 74% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, com bom avanço sobre os 54% de uma semana antes. No mesmo período do ano passado, 89% da área estava plantada.
Source: Rural

Leave a Reply