Skip to main content

Colheita de laranja em Limeira (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O Ministério da Agricultura anunciou nesta quinta-feira um aumento nos preços mínimos do trigo e da laranja no Brasil a partir de julho deste ano, citando como objetivos a diminuição das oscilações nas rendas dos produtores e a garantia de uma remuneração mínima ao setor.

Os preços mínimos são utilizados para políticas governamentais, como compras diretas junto aos agricultores ou apoio ao escoamento. Mas não há informação de que algum programa esteja em vista.

saiba mais

Brasil deve registrar 2ª menor produção de suco de laranja em série histórica

 

Os valores mínimos do trigo em grão e da semente de trigo terão reajuste de 11,04% para o período entre julho de 2021 e junho de 2022, afirmou o governo federal.

Para o trigo em grão, o preço mínimo foi estabelecido em 48,18 reais por saca de 60 kg para a região Sul, principal produtora do cereal no país.

O ministério também comunicou uma elevação no preço mínimo da laranja para a safra 2021/22. Segundo a pasta, a caixa de 40,8 kg da laranja in natura teve piso estabelecido em 17,76 reais, alta de 14,36%.

"Esses produtos fazem parte da Política de Garantia de Preços Mínimos… atuando como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional", disse o Ministério da Agricultura em nota.

A medida, discutida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

saiba mais

Preço elevado deve estimular plantio de trigo neste ano

 
Source: Rural

Leave a Reply