Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quinta-feira (11/3) no site da revista Globo Rural.

Safra de grãos

 

(Foto: Eduardo Monteiro/Divulgação)

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou para 272,322 milhões de toneladas sua estimativa para a safra de grãos 2020/2021, no 6º Levantamento de Safra referente ao ciclo atual, divulgado nesta quinta-feira (11/3). A previsão anterior, de fevereiro, era de 268,343 milhões de toneladas. O número atual é 6% maior que o da safra 2019/2020, que, segundo a Conab, foi de 256,948 milhões de toneladas.

A área plantada total do país foi revisada de 67,680 milhões para 68,276 milhões de hectares. Em nota, a Conab informou que o crescimento da produção de soja e o aumento da área plantada com milho de segunda safra foram os principais motivos para a revisão da estimativa.

Crescimento do agronegócio

 

(Foto: Nájia Furlan/Portos do Paraná)

 

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, na comparação com 2019, segundo comunicado técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).

Só em dezembro, o aumento foi de 2,06%. O resultado elevou a participação do agro no PIB total do país de 20,5% em 2019 para 26,6%. Mais de um quarto do PIB brasileiro vem do agronegócio.

Plantio de milho

 

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O governo brasileiro vai introduzir medidas para elevar a produção de milho verão da próxima temporada, que será plantada no final de 2021, para aumentar a oferta doméstica, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura à Reuters, nesta quarta-feira (10/3).

O diretor de Comercialização e Abastecimento da pasta, Silvio Farnese, afirmou que as medidas ainda não foram concluídas, mas podem ser anunciadas em maio e incluem a oferta de mais crédito, seguro agrícola e mecanismos de apoio comercial para os agricultores aumentarem a produção do cereal.

Preço das commodities

 

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

Ainda que o plantio atrasado da segunda safra de milho no Brasil não resulte em perdas expressivas para a produção nacional de grãos, as condições macroeconômicas e a diminuição dos estoques mundiais deverão manter os preços da commodity em patamares elevados no país pelo menos até 2022.

A avaliação é do banco Itaú que, a partir das projeções oficiais para os principais países produtores (entre eles Brasil, Argentina e EUA), estima que o déficit na oferta mundial deva se alongar até a próxima safra.

Soja e milho na Argentina

 

(Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

 

A safra de soja 2020/21 da Argentina deverá atingir 44 milhões de toneladas, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC), reduzindo sua previsão ante os 46 milhões estimados anteriormente, devido aos efeitos uma seca.

A instituição também cortou sua projeção para a safra 2020/21 de milho do país, passando a estimá-la em 45 milhões de toneladas. Antes, a bolsa via a colheita do cereal em 46 milhões de toneladas.

Legalização da maconha

 

(Foto: Carlos Jasso/Reuters)

 

A Câmara dos Deputados do México aprovou nesta quarta-feira uma lei que descriminalizará a maconha no país para uso recreativo, científico, médico e industrial, um marco em um país atormentado pela violência ligada aos cartéis de drogas.

A legislação, que deve retornar ao Senado para revisão e aprovação final, pode criar o maior mercado de cannabis do mundo em população.

Sustentabilidade no crédito rural

 

 

(Foto: Agência Brasil)

 

Dentro da dimensão de sustentabilidade da Agenda BC#, o Banco Central abriu uma consulta pública para definir os critérios para que projetos financiados por meio do crédito rural possam ser enquadrados como "empreendimentos sustentáveis". A iniciativa faz parte das ações da autoridade monetária em ESG – agenda ambiental, social e de governança, na sigla em inglês.

Ameaças florestais 

 

(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

 

A startup brasileira Quiron, especializada no monitoramento remoto de ameaças florestais, recebeu aporte de R$ 750 mil de investidores da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos, criada para apoiar o empreendedorismo de inovação no país. Além de incrementar o setor de pesquisa e desenvolvimento da startup, a ideia é utilizar os recursos para estruturar um setor de vendas escalável.

A tecnologia desenvolvida pela Quiron, via monitoramento remoto, permite mitigar perdas com ameaças florestais, como pragas, doenças e incêndios. Via algoritmos próprios, é possível analisar grandes extensões de terras e identificar áreas de ataque de pragas e doenças em florestas plantadas e áreas com maior risco de incêndios florestais.

Inscrições abertas

 

(Foto: EACEA/Divulgação)

 

O programa de aceleração de startups Braskem Labs para negócios que visam gerar impacto socioambiental positivo está com as inscrições abertas até o próximo dia 26 de março. Os candidatos devem acessar o site para inscrever suas ideias na sétima edição do programa.

A iniciativa tem dois tipos de programa: Braskem Labs Ignition, para startups em fase de validação do modelo de negócio; e o Braskem Labs Scale, voltar para aqueles negócios que já estão em fase de tração e escala.
Source: Rural

Leave a Reply