Skip to main content

Lavoura de soja (Foto: REUTERS/Dan Koeck)

 

A colheita de soja do Rio Grande do Sul, um dos principais Estados produtores do Brasil, começou em algumas "pequenas áreas" e chega a 1% dos cultivos na temporada 2020/21, apontou a Emater-RS na noite de quinta-feira.

O início dos trabalhos, contudo, teve início com um atraso na comparação com o ano passado, quando 12% da área estava colhida, segundo a Emater, o órgão de assistência técnica do governo gaúcho.

Na média histórica, produtores gaúchos teriam colhido 8% da área nesta época.

saiba mais

Chuvas e aumento da lavoura impulsionam mercado de defensivos para soja no Brasil

Venda de soja fica em segundo plano com foco do produtor na colheita, diz Safras

 

Apesar do atraso, após preocupações iniciais com a falta de chuva para o plantio, as chuvas foram adequadas e as condições atuais estão boas para o desenvolvimento das plantações.

"O retorno da umidade adequada no solo beneficiou o desenvolvimento das culturas de verão", disse a Emater.

O Estado tem 19% das lavouras em maturação, versus 33% nesta mesma época na safra passada.

O órgão notou que a regional de Santa Rosa tem 6% das lavouras em fase de maturação. "Iniciou a colheita em alguns municípios, como em Porto Xavier, onde a cultura é plantada precocemente aproveitando condições de microclima às margens do rio Uruguai", disse a Emater em relatório.

saiba mais

Indústria de soja prevê aumento de estoques do grão em 2021

Soja e milho têm fortes altas em Chicago e analistas alertam para correções

 

Na regional de Porto Alegre, também houve o início da colheita, chegando a 3% das áreas.

Na regional de Bagé, a maior parte das lavouras apresenta potencial produtivo elevado, especialmente onde há boa umidade nos solos. "Na de Caxias do Sul, o cenário segue muito favorável, com plantas bem desenvolvidas e bom número de vagens por planta."

A colheita de soja está mais adiantada em Estados como o Mato Grosso e Paraná, que lideram a produção brasileira juntamente com o Rio Grande do Sul.

Entretanto, pela média histórica, o Brasil tem um atraso significativo em 2020/21, devido à seca no plantio e mais recentemente por chuvas na colheita.

saiba mais

Colheita de soja está atrasada no Rio Grande do Sul devido a problemas climáticos

Maior produtor de arroz do Brasil, Rio Grande do Sul abre oficialmente a colheita

 

A safra de soja do Rio Grande do Sul está estimada em 20 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), forte recuperação ante a temporada passada, quando a colheita somou somente 11,4 milhões de toneladas, por conta de uma seca severa.

Já o Paraná tem safra estimada em 20,2 milhões de toneladas, e o Mato Grosso, em 35,7 milhões de toneladas, segundo a Conab.

A safra do Brasil, maior produtor e exportador global de soja, está estimada pela Conab em um recorde de 135,1 milhões de toneladas.
Source: Rural

Leave a Reply