Skip to main content

Chuva tem atrapalhado a colheita da soja em diversas regiões de Mato Grosso (Foto: Reuters/Paulo Whitake)

 

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, conversou no fim de semana com o secretário ajunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, Cesar Viana Brum, sobre a possibilidade de decretar situação de emergência ou calamidade em municípios produtores devido às fortes chuvas das últimas semanas, que atrapalham a colheita de soja e o plantio de milho de segunda safra. Durante a reunião, Cadore disse que uma das preocupações dos produtores rurais é quanto ao grande volume de chuvas que tem prejudicado a retirada da soja dos campos e, consequentemente, o plantio do milho.

"Nós precisamos relatar isso ao Estado, porque é uma preocupação nossa enquanto produtor, já que essas perdas podem chegar até 50% da safra para alguns agricultores. É realmente preocupante e precisamos de um apoio nessa situação", afirmou o presidente da Aprosoja-MT, em nota.

Cerca de 51 municípios das regiões norte e noroeste de Mato Grosso têm sido afetados por fortes precipitações. Uma das alternativas propostas pelo secretário adjunto foi a decretação de situação de emergência regional, segundo a Aprosoja-MT. "Reconhecemos a seriedade do caso e vamos levar essa demanda ao governador e ver as possíveis alternativas, enviar equipes de Defesa Civil para avaliação e atender às demandas dos produtores. Podemos decretar uma situação de emergência regional, que dará mais celeridade no processo", disse Brum, no comunicado.

saiba mais

Mudança na política de biodiesel opõe indústria de óleos vegetais e Petrobras

Sojicultor de Mato Grosso vendeu 23,5% da soja que vai plantar a partir de setembro

 
Source: Rural

Leave a Reply