Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta segunda-feira (8/3) no site da revista Globo Rural.

Safra de soja

 

 

(Foto: Divulgação)

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), elevou, nesta terça-feira (9/3), sua estimativa para a safra brasileira de soja no ciclo 2020/2021, passando de 133 milhões para 134 milhões de toneladas. A informação está no relatório mensal de oferta e demanda mundial (Wasde, na sigla em inglês) divulgado pela instituição.

Os técnicos mantiveram a projeção de exportação da soja brasileira em 85 milhões de toneladas. Revisaram, no entanto, os estoques iniciais da safra 2020/2021 de 20,05 milhões para 20,75 milhões de toneladas; o consumo interno, de 48,1 milhões para 49,5 milhões de toneladas; e os estoques finais, de 20,35 milhões para 21 milhões de toneladas do grão.

Consumo de café

 

 

(Foto: Getty Images/iStockphoto)

 

O consumo de café no Brasil cresceu 1,34% em 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Somando as 20,2 milhões de sacas de café torrado e moído ao café solúvel, foram consumidas 21,2 milhões de sacas, segundo maior consumo da série histórica, o que dá uma média per capita de 4,79 kg. O recorde foi registrado em 2017, com 22 milhões de sacas.

Para os próximos meses, o presidente da Abic, Ricardo Silveira, disse, em entrevista coletiva, nesta terça-feira (9/3), que deve haver um aumento de preços do produto, já que o período é de entressafra, a próxima safra será menor do que a de 2020, continuamos em fase de pandemia da Covid-19 e o café é um produto muito sujeito a especulações. 

Safra mundial de milho

 

 

(Foto: Joana Colussi/Globo Rural)

 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) revisou nesta terça-feira (9/3) suas previsões para a produção mundial de milho na safra 2020/2021 – marcada pela baixa disponibilidade do grão em meio ao um forte aumento da demanda chinesa.

Segundo o órgão americano, serão colhidas 1,136 bilhão de toneladas do grão, volume 2,26 milhões de toneladas superior ao apontado no mês passado. O número reflete a melhora nas perspectivas para a produção em Índia, África do Sul e Bangladesh, além de cortes nas projeções para o México e a Rússia.

Demanda por carnes

 

(Foto: Marfrig/Divulgação)

 

Se, em 2020, o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 ajudou a estimular o consumo no país, neste primeiro trimestre as perspectivas para a demanda interna por carne bovina são incertas, segundo avaliou, nesta terça-feira (9/3) o presidente da Marfrig, Miguel Goularte, após a apresentação dos resultados da companhia.

“A gente não tem condições de precisar como isso [retorno do auxílio emergencial] vai impactar o consumo tendo em vista que as condições econômicas em geral sofreram um processo de deterioração. O ano inicia com o mercado doméstico com uma baixa de volume tanto de oferta quanto de demanda”, pontuou o executivo, durante teleconferência com jornalistas.

Arroba do boi sobe menos

 

(Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

A lentidão no escoamento de carne bovina no mercado interno – em decorrência da crise do coronavírus – e o recuo das exportações da proteína em fevereiro fizeram com que o preço da arroba do boi gordo e da vaca gorda em Mato Grosso subisse menos no segundo mês do ano. A análise é do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal divulgado nesta segunda.

Mesmo assim, em fevereiro os preços da arroba bovina alcançaram recordes nominais em Mato Grosso, observa o Imea, lembrando ainda que as exportações de carne bovina mato-grossenses recuaram 7,91% em fevereiro ante janeiro deste ano.

Pagamento por serviços ambientais

 

(Foto: Instituto Ipe/Rede Lira)

 

O pagamento por serviços ambientais já é uma realidade para 228 produtores rurais de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso e Pará, na região que é conhecida como “arco do desmatamento”. Uma plataforma digital com tecnologia de blockchain criada em 2018 pelo programa de sustentabilidade ambiental Brasil Mata Viva (BMV) garante renda anual ao produtor pela conservação de florestas nativas.

Os recursos dessa “safra extra” vêm da venda do Selo Tesouro Verde para empresas, instituições e pessoas físicas interessadas em compensar suas “pegadas ecológicas”, ou seja compensar o volume de carbono equivalente que emitem na atmosfera com suas atividades.

Restauração, reflorestamento e regeneração

 

(Foto: Globo Rural)

 

Dados sobre restauração, replantio e regeneração natural de florestas no Brasil estarão disponíveis para consulta pública por meio de uma plataforma inédita, lançada nesta terça-feira (9).

Financiado pelo governo alemão, por meio de edital, e organizado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com apoio do World Resources Institute (WRI), o Observatório da Restauração e do Reflorestamento tem o objetivo de integrar, qualificar e reportar a situação da restauração de vegetação nativa e silvicultura no Brasil.

Porto de Paranaguá

 

(Foto: Manoel Marques/Ed. Globo)

 

O Porto de Paranaguá registrou no primeiro bimestre deste ano uma queda de 12% nas exportações e uma alta também de 12% nas importações de produtos, resultado que reflete o lento trabalho de retirada da soja do campo, segundo nota do porto.

"Em 2020 tivemos um volume muito alto de embarque de granéis, principalmente soja, logo no início do ano. Mas em 2021 houve atraso na colheita e na chegada do produto ao porto, além de dois meses de muita chuva", explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, no comunicado.

Ferrovia Centro-Atlântica

 

(Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada da operadora de logísticas VLI que detém a concessão da malha Centro-Leste, movimentou 39,08 milhões de toneladas em cargas em 2020, alta de 8,6% na comparação anual, segundo dados divulgados nesta terça-feira.

Para a VLI, o resultado em volumes é proveniente de investimentos realizados pela controladora, estimados em cerca de 2 bilhões de reais nos últimos cinco anos –no período, o fluxo de cargas da FCA avançou em 28,8%.
Source: Rural

Leave a Reply