Skip to main content

Selo suco de uva puro (Foto: Divulgação)

 

Para garantir clareza ao consumidor quanto à pureza do suco de uva, feito 100% com a fruta, a Associação dos Elaboradores do Suco de Uva Puro, um grupo de empresas vinícolas do Rio Grande do Sul, lançou o Selo de Suco de Uva Puro. O objetivo é promover a rastreabilidade e garantir que o produto com a certificação no rótulo é produzido sem adição de água, açúcar, corante, conservantes e antioxidantes.

Cerca de 32 milhões de litros devem ser comercializados com o selo ainda este ano. Das 25 marcas já autorizadas a adotá-lo, algumas já começaram a ser distribuídas pelo Brasil desde novembro de 2020. De forma gradativa, o produto chegará aos supermercados de todo o pais durante 2021.

O intuito é orientar o consumidor na hora da compra do suco, que possui variadas formas de ser produzido e que podem gerar confusão na hora da escolha. Nos rótulos, é importante que o consumidor entenda as descrições das características dos sucos oferecidos no mercado.

O suco de uva é considerado puro quando é feito apenas com a uva, sem adição de água, açúcar, corantes, conservantes ou antioxidantes (produto químico utilizado na produção do suco para evitar a oxidação do produto). O integral também é feito só com uva, mas, diferente do puro, pode conter conservante ou antioxidante.

Já o suco de uva 100%, conhecido como reconstituído, é feito com o suco concentrado e água. Pode conter açúcar, conservante ou antioxidante. O néctar já é uma bebida com sabor de uva. Tem, obrigatoriamente, 50% de suco, com adição de água e açúcar e a possibilidade de ter conservante ou antioxidante.

A última classificação é a bebida de uva. Contém, pelo menos, 30% de uva. Contém água e açúcar e com possibilidade de adição de conservante ou antioxidante.

saiba mais

Colheita de uva do RS deve ser quase 9% maior em 2021

Embrapa lança uva desenvolvida no Nordeste

 

“A elaboração de produtos com tamanha pureza, que os diferenciem dos demais disponíveis no mercado, exigiram das empresas associadas, investimentos importantes em tecnologias avançadas em todas as fases da elaboração, na pasteurização, na homogeneização, envase e armazenamento, com rígidos controles e análises laboratoriais”, ressalta o responsável pela gestão da Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro e pelo programa de certificação, Aguinaldo Lima, da AJLima Estratégias em Agronegócio.

A associação contratou o Instituto Totum, uma certificadora independente, para elaborar e aplicar a metodologia do selo do suco de uva puro, baseado em critérios rigorosos de controle e auditoria, para garantir que os sucos produzidos sejam 100% puros.

O Instituto Totum realiza a coleta dos produtos diretamente nos pontos de comercialização pelo país, identifica cada embalagem com um código e envia para o laboratório para realização das análises, definindo o verdadeiro suco de uva puro.

O programa de certificação passou por avaliação do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e obteve o registro do selo junto INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

De acordo com a biomédica Caroline Dani, que também é a fundadora do Instituto Dra Uva, o suco de uva puro é um aliado na prevenção de doenças por ser rico em polifenóis, os quais são responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano, além de possuir altas concentrações de vitaminas. “Os polifenóis aumentam a imunidade, fazem bem ao coração e reduzem os riscos de surgimento de várias enfermidades como o câncer e as doenças neurodegenerativas”, comenta.
Source: Rural

Leave a Reply