Skip to main content

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A Nestlé e a Embrapa fecharam parceria para o desenvolvimento do primeiro protocolo nacional para pecuária de leite de baixo carbono. Segundo informam as empresas em nota, a iniciativa envolve o desenvolvimento de guias e materiais com orientações para os produtores, além de uma calculadora que mostrará o balanço de carbono equivalente de cada uma das propriedades leiteiras. O protocolo vai avaliar questões como manejo do solo, transporte, manejo e alimentação dos animais, manejo dos dejetos, entre outros.

saiba mais

Fim do auxílio emergencial e queda no consumo preocupam mercado de lácteos no Brasil

Leite: preço ao produtor cai 6,7% no primeiro bimestre

 

Ainda neste ano, as empresas devem lançar um projeto piloto para desenvolver as primeiras fazendas de leite NETZERO no País. De acordo com a Nestlé, a iniciativa integra a meta global da companhia de neutralizar todas as emissões de suas operações, incluindo suas cadeias de fornecimento, até 2050, com metas de redução de 20% até 2025 e de 50% até 2030.

No comunicado, a Nestlé informa que, desde 2018, realiza a medição da pegada ecológica das fazendas leiteiras no Brasil. O projeto segundo a empresa já gerou resultados positivos de redução de emissões por litro de leite produzido nos últimos dois anos. A ferramenta, no entanto, utiliza indicadores globais sem foco em climas tropicais. "Atualmente, não existe nenhuma ferramenta que consiga mensurar de forma realista e adaptada para a realidade brasileira as emissões geradas em propriedades leiteiras", afirma a gerente de Desenvolvimento de Fornecedores e Qualidade da Nestlé Brasil, Barbara Sollero.

Para o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), a produção de leite de baixo carbono é um objetivo ousado. "Para se chegar ao leite de baixo carbono é preciso adotar diferentes tecnologias, boas práticas de manejo na fazenda, nutrição, estrutura de rebanho e uso de sistemas integrados e florestas plantadas. O protocolo envolverá ações coordenadas para que os produtores incorporem na fazenda ferramentas e práticas sustentáveis de produção", disse Berndt.

saiba mais

Embrapa cria Observatório do Leite Orgânico no Brasil

 
Source: Rural

Leave a Reply