Skip to main content

(Foto: Getty Images)

 

Com o objetivo de mapear e caracterizar os sistemas de produção de leite orgânico no país, a Embrapa aprovou neste mês o projeto que viabiliza o “Observatório do Leite Orgânico”.

Segundo a empresa, isso permitirá reunir informações sobre o modelo de produção, que ganha cada vez mais adeptos no setor produtivo, e criar uma plataforma unificada.

“A ausência de dados a respeito da produção orgânica nos diversos elos da cadeia é o principal gargalo para o crescimento do setor no país”, diz Fábio Homero Diniz, analista da Embrapa Gado de Leite.

saiba mais

Demanda retraída reduz preços do leite ao produtor

Setor produtivo pede suspensão de importação de leite em pó do Mercosul

 

Será realizada uma ampla caracterização e monitoramento territorial das fazendas de leite orgânico enquanto se coletam dados sobre o tamanho do rebanho, produtividade, ambiente e avaliação de eficiência dos sistemas.

A plataforma conterá dados sobre fornecedores de insumos como grãos, sementes orgânicas e medicamentos, além de fazer a intermediação entre os elos da cadeia produtiva, com informações sobre canais de distribuição e circuitos de comercialização.

A ideia para o observatório surgiu em 2019, mas uma pesquisa sobre o tema só ocorreu em 2020, quando estudo prospectivo sobre a pecuária leiteira orgânica nacional indicou uma prévia da lacuna que a plataforma poderia cobrir. Foram identificadas 96 unidades de produção orgânica e um questionário foi enviado aos produtores.

Fonte: Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura

 

Para 72% dos que responderam, a atividade leiteira orgânica é a principal fonte de renda, enquanto 34% realizam outras atividades. Entre os pontos destacados, está o pouco conhecimento em manejo orgânico, a falta de consultoria técnica especializada e a necessidade de reduzir a burocracia do processo de certificação.

Outros desafios apontados pelos produtores foram a dificuldade da comercialização da produção, assim como a escassez e o alto preço dos insumos. Segundo a Embrapa, embora o leite orgânico represente um percentual muito pequeno do total produzido no Brasil, o país tem condições técnicas e ambientais para aumentar a oferta.

saiba mais

Tendências 2021: Fim do auxílio e importações devem frear alta no preço do leite

 
Source: Rural

Leave a Reply