Skip to main content

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Boa noite! Confira os destaques desta quarta-feira (24/2) no site da revista Globo Rural.

Test drive em colheitadeira

 

(Foto: André Schaun)

 

Como é dirigir uma colheitadeira gigante? A reportagem da Autoesporte foi até o Piauí para acompanhar a safra recorde de soja e testou uma das máquinas agrícolas durante o momento decisivo da produção.

O modelo que passou pelo test drive foi um Case 8230 com motor 13L de 516 cv. O câmbio é automático, de quatro marchas, e a capacidade do tanque de combustível é de 1.100 litros de diesel. O preço da máquina completa, já com a plataforma, ultrapassa R$ 2 milhões.

Alta nas vendas de etanol

 

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul brasileiro aumentaram pela primeira vez por duas quinzenas seguidas na safra 2020/21, em momento em que o combustível ganha competitividade frente à gasolina apesar da entressafra de cana-de-açúcar, com usinas vendendo seus estoques.

Conforme dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), as vendas de etanol pelas usinas alcançaram 1,29 bilhão de litros nos primeiros 15 dias de fevereiro, aumento de 5,32% sobre a mesma quinzena de 2020, com o mercado interno absorvendo 98%.

Safra recorde de milho

 

(Foto: Adrees Latif/Reuters)

 

Apesar dos riscos associados ao atraso na colheita da soja, a produção total de milho 2020/21 no Brasil pode atingir um recorde de 108,2 milhões de toneladas amparado pelas intenções de plantio na segunda safra e impulsionado pela boa remuneração.

Segundo pesquisa realizada pela Reuters, com avaliações de 11 analistas, a projeção para a colheita representa um avanço de 5,54% em relação às 102,5 milhões de toneladas registradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a temporada anterior.

Rotas marítimas para escoar soja

 

(Foto: Fernando Martinho)

 

A utilização dos portos do Arco Norte como rotas de escoamento da soja pode levar a uma economia de até 35% no valor do frete quando se faz a opção pelas rotas marítimas do Pacífico. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A diferença foi constatada mesmo levando-se em conta a tarifa de utilização do Canal do Panamá. "O que se precisa para atingir esse índice de redução são algumas melhorias na infraestrutura, para adequar a realidade portuária brasileira a essas oportunidades, como a utilização do Canal do Panamá”, disse o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

Crédito para cerealistas

 

(Foto: Thinkstock)

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) criou o programa BNDES Crédito Cerealistas, destinado a financiar investimentos na construção de armazéns e ampliação da capacidade de estocagem dessas empresas.

A iniciativa contará com duas linhas: uma com taxa de juros prefixada de 6% ao ano, que será equalizada pelo governo federal, e outra com recursos livres do banco e taxa pós-fixada. O BNDES informou que não há um limite de volume a ser emprestado pelo banco em 2021com taxas sem subvenção.

Expozebu terá público

 

(Foto: ABCZ/Divulgação)

 

De 1º a 9 de maio, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), será o palco da primeira grande feira do agronegócio neste ano com público. A 86ª Expozebu, que foi cancelada no ano passado devido à pandemia, deve receber 2 mil pessoas por dia, entre tratadores de animais, expositores, técnicos e juízes de pista.

“A Expozebu vai acontecer no formato semipresencial, seguindo todos os protocolos sanitários. Só vamos cancelar por força maior, se a prefeitura de Uberaba ou o Estado proibirem a realização”, afirma Rivaldo Machado Borges, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), que promove a exposição.

Megaleite cancelada

 

(Foto: Divulgação)

 

Não vai ter Megaleite em 2021. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando anunciou, nesta quarta-feira (24/2), o cancelamento da edição deste ano, que seria realizada entre os dias 16 e 19 de junho, em Belo Horizonte (MG).

A decisão foi tomada levando-se em conta o atual cenário da pandemia de Covid-19. A entidade afirma que divulgará conteúdo pela internet e que mantém a participação de seus representantes em eventos para os quais forem convidados.

Startups agroflorestais

 

(Foto: André Souza Noronha Nepomuceno/Divulgação)

 

 

Startups com soluções sustentáveis passaram a ser aceleradas por meio do programa Desafio Agroflorestal. A iniciativa, criada pelo Fundo Vale em parceria com a Troposlab, busca potencializar agtechs com soluções focadas no sistema.

Reportagem da Revista Globo Rural conta as histórias de alguns cases selecionados, que  apresentam a integração de retorno financeiro com impacto socioambiental positivo e atuação direta na recuperação de áreas degradadas.

Horta vertical em Heliópolis

 

(Foto: Foto: Divulgação/G10 Favelas)

 

Maior favela de São Paulo, com cerca de 200 mil habitantes, Heliópolis se tornou a segunda comunidade a implantar o projeto AgroFavela de hortas comunitárias, seguindo movimento iniciado em Paraisópolis, no ano passado.

Segundo o G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores formado por moradores das dez maiores comunidades do Brasil, o empreendimento inclui uma horta vertical, além de sistema hidropônico, com 19 metros de parede produtiva. A capacidade é de 750 plantas por ciclo. No primeiro deles, os responsáveis esperam plantar 15 espécies.
Source: Rural

Leave a Reply