Skip to main content

(Foto: Francisco França/Divulgação)

 

Uma empresa brasileira lançou fios de algodão orgânico naturalmente coloridos para crochê e tricô de olho em novas e mais sustentáveis possibilidades para o mercado artesanal.

O algodão, que já nasce colorido sem uso de aditivos ou corantes, não é novidade, mas levou cerca de 20 anos de estudos até a Embrapa conseguir que a fibra se tornasse alongada e resistente para, finalmente, ser transformada em fios e tecidos pela indústria têxtil.

saiba mais

Mais doce e com menos sementes, melancia amarela cresce no mercado brasileiro

Com vendas em alta, vinho em lata vira tendência no Brasil

 

O fio #72 da Made by You para crochê e tricô está disponível em quatro cores desenvolvidas pela Embrapa Algodão: rubi, safira, topázio e verde, numa escala de tons terrosos e neutros, ideais para criações clássicas e casuais.

O desenvolvimento do fio pela Made by You para o mercado artesanal tem a parceria da empresa paraibana Natural Cotton Color, que produz algodão colorido orgânico com contrato de compra garantida no assentamento Margarida Maria Alves, em Juarez Távora, no sertão do Estado. O cultivo ocupa 18 hectares em sistema de sequeira, sem irrigação, adubo ou inseticida sintético.

(Foto: Made by You/Divulgação)

 

“A Embrapa tem a expertise de fazer a planta gerar a pluma já na cor para não precisar tingi-la. O fio orgânico, por ser cultivado sem irrigação e não precisar de tingimento, traz menor impacto ambiental no processo de produção”, comenta Andreia Camilo, do marketing da Made by You, citando que há economia de 87,5% da água em relação a um processo convencional, do cultivo até a indústria.

saiba mais

De peras budas a melancias em formato de coração, moldes mudam a aparência das frutas

 
Source: Rural

Leave a Reply